Caminhando para meio século de existência, veículo pioneiro na cobertura jornalística de concursos públicos no Brasil completa mais um aniversário neste 2 de fevereiro
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 02/02/2024, às 09h00 - Atualizado às 14h05
O JC Concursos, jornal mais antigo do país no segmento de concursos públicos, comemora nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, mais um aniversário: são 43 anos dedicados ao jornalismo imparcial e independente.
Caminhando para meio século de existência, o veículo se orgulha de fazer parte, há tanto tempo, da história de diferentes gerações de profissionais brasileiros rumo à sonhada vaga no funcionalismo público.
Lançado em 1981, o JC Concursos não demorou para se consolidar entre os leitores como referência jornalística, resultado de um inegociável compromisso com a informação de qualidade.
O jornal foi criado por Osvaldo Aparecido de Oliveira. Desde a sua fundação, em uma pequena redação no Largo do Paissandu, no município de São Paulo, o veículo é controlado pela mesma família.
Hoje à frente do negócio, o diretor de Marketing e Projetos, José Ricardo de Oliveira, lembra que o surgimento do JC Concursos representou o início de uma quebra de paradigma no cenário dos concursos.
"Há 43 anos, o nepotismo prevalecia no Brasil. Concurso não era, digamos, tão 'público' como deveria ser, e não era a vontade do alto poder mudar isso. Com muitos obstáculos, o sr. Osvaldo, fundador da empresa, resolveu mudar a história através da divulgação em massa dos concursos públicos", recorda o diretor.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Segundo ele, a educação passou a ser o pilar para aprovação, e não mais indicações ou favores alheios. “Hoje, o mérito, de fato, prevalece através da preparação para a conquista de uma vaga. E a evolução do serviço público agradece”, diz.
Sinônimo de credibilidade, o jornal foi comercializado nas bancas e para assinantes até 2019. Com periodicidade semanal, mais de 2 mil edições foram publicadas ao longo de 38 anos.
Atualmente, o veículo é um dos principais do seu segmento na internet — a versão web foi lançada em 1998 — e também atua como agência de notícias, fornecendo conteúdo editorial para diversos parceiros.
De maneira gratuita, os milhões de usuários que todos os meses acessam o site do jornal, além de suas redes sociais, ficam por dentro de tudo o que de principal acontece no mundo dos concursos em todo o Brasil.
"Nascemos como jornal impresso, reescrevemos a nossa história na internet e hoje somos top 400 Brasil. Esperamos que muitos ainda comemorem suas aprovações nas próximas décadas, tendo a nossa informação como ponto de partida", afirma o diretor.
Leitores mais interessados pela iniciativa privada, por sua vez, encontram no veículo ampla cobertura de oportunidades de emprego, estágio, trainee, educação e cursos de qualificação.
Como parte da sua contínua estratégia de investimento em inovação, o jornal criou, em 2021, a editoria Sociedade, focada em assuntos como economia, política, benefícios sociais e legislação trabalhista.
Baseada no respeito ao leitor e no compromisso com o jornalismo de qualidade, a história construída pelo JC Concursos ao longo desses 43 anos pode ser resumida de muitas formas, mas nenhuma é tão certeira quanto "sucesso".
"Temos orgulho em continuar esta jornada, promover notícias que transformam vidas, ao lado de uma equipe de profissionais muito competentes, que entendem o nosso propósito e de milhões de estudantes pelo Brasil", completa Oliveira.
concursos empregos Brasil