MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

JC Concursos celebra 42 anos; relembre trajetória

Esta quinta-feira (2) marca mais um aniversário do veículo que é pioneiro na cobertura jornalística de concursos no Brasil. Fruto da evolução ao longo de mais de quatro décadas, jornal também diversificou editorias

Do impresso à internet: montagem coloca lado a lado plataformas em que o JC Concursos já esteve disponível
Do impresso à internet: montagem coloca lado a lado plataformas em que o JC Concursos já esteve disponível - Divulgação

REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 02/02/2023, às 07h43 - Atualizado às 08h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pioneiro na cobertura jornalística de concursos públicos no Brasil, o JC Concursos completa, neste 2 de fevereiro, 42 anos a serviço dos leitores, sem jamais abrir mão de seu inegociável compromisso com a informação de qualidade.

O ano era 1981 quando a primeira edição impressa chegou às mãos dos brasileiros. A despedida das bancas aconteceu em 2019. Com periodicidade semanal, o jornal teve mais de 2 mil edições publicadas.

Atualmente, o veículo está presente na internet — a versão web foi lançada em 1998 — e também atua como agência de notícias, fornecendo conteúdo jornalístico para diversos parceiros.

Em seus primórdios, a versão digital permitia aos leitores conferir, com antecedência de algumas horas, as principais chamadas do que seria publicado, apenas no dia seguinte, na edição impressa.

Nos anos que se seguiram, o veículo manteve constantes investimentos na sua operação on-line a fim de oferecer a melhor experiência aos internautas. Em 2000, firmou parceria editorial com o portal UOL que perdura até hoje.

Em 26 de agosto do ano passado, o JC Concursos alcançou a expressiva marca de 100 mil publicações em seu site, com ênfase em notícias, artigos, entrevistas e análises, além de outros conteúdos.

Nessas mais de quatro décadas, o veículo é o destino certo, seja na versão impressa ou na web, de quem quer ficar por dentro de tudo o que de principal acontece no mundo dos concursos em todo o Brasil.

Leitores mais interessados pela iniciativa privada, por sua vez, encontram ampla cobertura de oportunidades de emprego, estágio, trainee, educação, cursos de qualificação, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Como parte da sua contínua estratégia de investimento em inovação e novos projetos, o JC Concursos recentemente viu nascer novas editorias focadas em saúde, qualidade de vida, política, economia, benefícios sociais e legislação trabalhista, entre outros temas de grande interesse coletivo.

O cenário dos concursos públicos nos anos 1980

Osvaldo Aparecido de Oliveira, fundador do jornal, sempre faz questão de lembrar do nome do jornalista José Paulo de Andrade, falecido em 2020, como peça fundamental na criação do veículo, que promoveu uma significativa transformação no universo dos concursos.

"O jornal foi fundado numa época em que havia extrema necessidade de informações sobre concursos. Até então, as informações só eram publicadas em Diários Oficiais, de difícil acesso aos candidatos, e privilegiavam os funcionários de órgãos públicos", recorda ele.

À época da sua criação, além de colaborar para o aumento imediato no número de inscritos em seleções públicas, o JC Concursos foi importante para simplificar a vida dos candidatos. "Ajudamos a eliminar exigências absurdas de documentação para inscrição", diz Oliveira.

Desde a sua fundação, em uma pequena redação no Largo do Paissandu, no município de São Paulo, o jornal é controlado pela mesma família, atualmente sob gestão administrativa de Maria de Fátima Lima de Oliveira.

Segundo o fundador do JC Concursos, essa continuidade na administração da empresa permitiu ao veículo manter como essência ajudar pessoas que veem no trabalho, em especial na carreira pública, uma forma de melhorar de vida.

O diretor de Marketing e Projetos, José Ricardo de Oliveira, atribui a longeva trajetória do jornal ao trabalho em equipe entre a família por trás do negócio e os inúmeros profissionais envolvidos na operação, desde os entregadores de jornais até os jornalistas diariamente empenhados em entregar informação de qualidade aos leitores.

"Temos uma equipe constantemente atualizada sobre as melhores práticas de publicações. Nosso objetivo é levar até o usuário informações confiáveis, com fontes seguras e sempre acompanhando as principais diretrizes de conteúdo na web e dispositivos disponíveis para o assegurar o rápido consumo da informação", conclui o diretor.

Imagem comemorativa de aniversário de 42 anos do JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsconcursosempregosBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.