Governo espanhol oferece bolsas de estudo

O Becas Maec, principal programa de bolsas de estudo oferecido pelo governo espanhol, tem inscrições abertas,

Redação   Publicado em 31/01/2007, às 11h27

O Becas Maec, principal programa de bolsas de estudo oferecido pelo governo espanhol, tem inscrições abertas, oferecendo 24 opções distintas de bolsas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, referentes ao ano letivo de 2007-2008.

O programa é realizado anualmente pelo MAEC-AECI (Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação – Agência Espanhola de Cooperação Internacional) e destinado a estudantes espanhóis e estrangeiros, preferencialmente com idade máxima de 35 anos, que já tenham concluído curso superior ou, em certos casos particulares, estejam cursando seu último ano.

Para se inscrever, o estudante deve procurar uma instituição espanhola de Ensino Superior incluída no programa, escolher o curso desejado, apresentar a ela o projeto de estudo que pretende desenvolver e conseguir sua pré-admissão.

Somente após isto o candidato poderá efetuar sua inscrição no programa e solicitação da bolsa, unicamente no site oficial do Becas Maec (www.becasmae.es), no qual deve ser baixado o formulário eletrônico que, por sua vez, deve ser preenchido em língua espanhola e enviado dentro do prazo, que, dependendo do programa, tem término em 22 ou 29 de dezembro, 15 ou 31 de janeiro ou 28 de fevereiro. Tais formulários então passarão por uma pré-seleção, que analisará principalmente o projeto de estudos, sua motivação e aplicabilidade no país de origem do candidato, seus méritos acadêmicos, experiência profissional, currículo, cartas de referência e outros fatores que possuam relevância, e poderá ser constituída também por entrevista pessoal. Os selecionados serão avaliados, posteriormente, por uma Comissão de Avaliação, composta por conceituados especialistas da universidade espanhola escolhida pelo estudante, que finalmente decidirá sobre a atribuição da bolsa.

O programa oferece um auxílio mensal, que varia de acordo com o programa escolhido; ajuda de matrícula ou isenção; ajuda de viagem no valor de 1.600 euros, para estudantes brasileiros, com direito a passagens aéreas para ida e volta; seguro médico não farmacêutico no valor mensal de 24 euros; e acomodação no Colegio Mayor Nuestra Señora de Africa, em Madri, ou no Colegio Mayor Universitario Nuestra Señora de Guadalupe, em Salamanca. O candidato deve obter, por sua própria conta, visto de estudante no consulado espanhol no seu país de origem e a carteira de estudante estrangeiro expedida pelo Ministério do Interior da Espanha. O edital do programa está disponível no arquivo abaixo.

L.R.