Autorizado concurso para técnico em radiologia em SP

Concurso integra plano de reforçar quadros da saúde municipal. Cargo exige ensino médio e formação técnica

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 24/05/2013, às 14h49

A Prefeitura de São Paulo segue dando mostras de que a área da saúde será uma das prioridades desse ano de 2013. Enquanto ajusta detalhes para a promoção de um concurso de ampla projeção para ingresso nos quadros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Fernando Haddad (PT- SP) dá o aval para seleções pontuais que visam atender necessidades mais prementes da saúde municipal.

Um exemplo foi a publicação no Diário Oficial do Município, na sexta-feira (24), da autorização para a realização do concurso público para o cargo de técnico em saúde - radiologia. Serão 30 oportunidades para o posto que exige, além do ensino médio, formação técnica em radiologia.

Não foi fixado nenhum prazo para a publicação do edital, mas como a SMS atualmente promove uma série de contratações temporárias por meio de processos seletivos simplificados, é possível supor que haja pressa na agilização dos procedimentos para a abertura desse concurso.

O salário inicial previsto para a função corresponde a R$ 1.178,24, de acordo com tabelamento do funcionalismo público municipal.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.