Profissional elabora e implementa planos de negócios.
Redação Publicado em 25/07/2008, às 15h37
Todos nós exercemos, em nosso dia a dia, alguma forma de gestão, seja ela na administração de nossa casa ou na vida profissional. Estamos sempre administrando e buscando soluções para gerir com maior eficiência e economia as diversas atividades que temos.
Gestão Empresarial é o ato de administrar uma empresa e quem executa essa atividade é o Gestor Empresarial, uma espécie de novo Administrador de Empresas, um profissional que ganha, cada vez mais, espaço no mercado, principalmente devido à maior competitividade no mundo corporativo, a necessidade de rapidez na interpretação de informações – hoje, disponíveis em quantidade muito maior que no passado – e na tomada de decisões.
Esse novo profissional elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.
“Basicamente, é quem coordena atividades de equipes e processos administrativos e operacionais de empresas”, afirma Francisco Antonio Pereira, empresário e coordenador das faculdades Eniac de Guarulhos.
Perfil
A função do bom Gestor Empresarial é encontrar, para os seus clientes, as melhores soluções, no que se refere a um melhor desempenho da atividade empresarial. Para tanto, deve traçar metas, objetivos, planejamento estratégico, a curto, médio e longo prazo.
Habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação e para trabalho em equipe, liderança, talento para negociação, rapidez na busca de informações e na tomada de decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos. Essas são características importantes para quem quer atuar no segmento de Gestão Empresarial.
“Quem quer seguir essa carreira deve gostar de pessoas e de realizar atividades administrativas”, ressalta o coordenador do Eniac.
Curso e mercado
Com duração de dois anos, o curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial das Faculdades Eniac é composto por quatro módulos: Básico, Mercado Financeiro, Relações Humanas e Gerenciamento. A carga horária total do curso é de 1,6 mil horas/aula.
“O curso está focado nas necessidades das organizações, principalmente, de gestão de pessoas, de processos administrativos, logística, vendas e fiscal. Como desenvolvemos projetos integradores em cada módulo (semestre), voltados às necessidades das organizações, não há realização de estágio obrigatório”, conta o educador.
Mercado
De acordo com o coordenador das Faculdades Eniac, o mercado de trabalho para Gestores Empresariais está bastante aquecido. “Esse profissional pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, nas áreas de serviço, comércio e indústria, além de organizações não governamentais e outras instituições”, aponta o educador, que complementa: “Logística, Comércio e Serviços são as áreas de atuação mais promissoras nessa carreira”.
Rogerio Jovaneli/SP