MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ciências Contábeis

Concentração, meticulosidade e disciplina

Redação
Publicado em 05/03/2007, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Contadores são profissionais que se dedicam a planejar, instalar, manter e atualizar o sistema de informação econômico-financeiro das organizações. Ele pode atuar na área da Contabilidade em si, que cuida da aplicação das normas e das práticas contábeis nacionais e internacionais; no segmento de Auditoria, que analisa e valida as demonstrações contábeis e os controles relacionados; e em Controladoria, avaliando a melhor forma de utilização dos recursos das empresas.

A análise do desempenho econômico-financeiro das empresas é outra atividade considerada fundamental por parte do mercado financeiro, com boas possibilidades de carreira, pois é por meio dessa avaliação que se tem uma noção quanto às possibilidades de liberação ou renovação de créditos e financiamentos. "É o profissional competente para aplicar e gerenciar os sistemas de informações contábeis que dão suporte às decisões administrativas nas organizações públicas e privadas", explica
Alexandre Sanches Garcia (foto), coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em São Paulo.

O Contador pode atuar em diversos ramos de atividade: indústria, comércio, serviços, financeiras, entidades sem fins lucrativos. No governo, pode trabalhar na Receita Federal e no próprio Banco Central, como investigador ou auditor, encarregado de identificar fraudes e evasões. "O mercado valoriza profissionais generalistas e comunicativos. Os trabalhos de Contabilidade exigem concentração, meticulosidade e disciplina", relata Garcia.

Curso

O coordenador da Fecap aponta como uma das características principais do curso de Ciências Contábeis, cuja duração é de quatro anos, a grande oferta de vagas no mercado. "Outro ponto interessante é que se trata de uma das poucas profissões que, uma vez formado, o aluno pode tornar-se um empresário, um empreendedor. Ele pode oferecer os seus conhecimentos adquiridos", destaca Garcia.

Mercado de Trabalho

O profissional da Fecap qualifica como aquecido o mercado de trabalho para Contadores. "Basta olhar os Classificados de Emprego dos jornais de domingo e perceberá que certamente existem muitos anúncios para a área Contábil", justifica o educador, que completa citando as áreas de atuação mais promissoras nesta carreira: "considero os segmentos de Controladoria, que incorpora uma visão gerencial da contabilidade, além de Auditoria e Contabilidade Internacional os mais promissores".

Pontos Positivos
e Negativos

Toda profissão tem o seu lado atraente e, também, aspectos menos favoráveis. No caso da área Contábil, Garcia considera a grande oferta de empregos e a possibilidade de tornar-se um empresário como os pontos altos da carreira. "Como fator negativo, entendo que há um excesso de cursos de Contabilidade sem qualidade, o que afeta o desempenho e a imagem do profissional junto ao mercado", complementa o educador da Fecap.

Dicas

Para o coordenador, o início na profissão não é difícil. Para ampliar conhecimentos sobre a área, Garcia aconselha a participação em grupos de estudo. "No começo, o recém-formado deve oferecer os seus serviços a escritórios de contabilidade, como forma de aprendizagem e para praticar o que aprendeu na faculdade. É fundamental ter boa habilidade de comunicação e visão sistêmica, além atualização nas questões que envolvem impostos. Minha dica é freqüentar grupos de estudos promovidos pelos órgãos de classe e até mesmo por empresas, de maneira a ampliar conhecimentos e relacionamentos", analisa.

Remuneração

De acordo com o coordenador da Fecap, um estagiário de uma boa empresa inicia ganhando em torno de R$ 1.000,00. Mas dependendo do cargo, a remuneração para quem atua na área pode ser maior. "O salário de um Controller ou de um Diretor de Auditoria aproxima-se dos R$ 20.000,00 mensais", enfatiza Garcia.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

04/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.