Por ser um nutriente importante e em abundância no universo, é importante entender se o carboidrato em excesso faz mal para evitar doenças. Confira
Glícia Lopes Publicado em 17/10/2022, às 22h42
O carboidrato é mais uma daquelas substâncias que são rodeadas por polêmicas, envolvendo mitos e verdades. Uma das questões levantadas é sobre se carboidrato em excesso faz mal, já que alguns deles são convertidos em glicose após a ingestão e vão rapidamente para a corrente sanguínea.
Antes de mais nada, é importante saber que os carboidratos são o principal combustível para o funcionamento do organismo, já que fornecem a maior parte da energia que utilizamos para o corpo funcionar. Eles são divididos em polissacarídeos e dissacarídeos (simples) e monossacarídeos (complexo).
Carboidratos simples estão presentes em alimentos como: pão francês, arroz branco, biscoitos, leite condensado, doces. Os simples são absorvidos mais rápido, produzem energia e armazenam gordura, aumentando instantaneamente o nível de glicose na corrente sanguínea, levando ao aumento excessivo de insulina.
Já os carboidratos complexos são mais nutritivos e têm maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras. São absorvidos mais lentamente pelo corpo e liberam a energia gradualmente, por isso, têm como característica a promoção da saciedade por mais tempo. Estão no arroz e massas integrais, aveia, lentilha e grão-de-bico, por exemplo.
+++ Estudo aponta uma vacina contra o câncer que pode chegar em menos de 10 anos
Como mencionado, o carboidrato simples é rapidamente absorvido e aumenta ligeira e significativamente o nível de açúcar no sangue, fazendo com que o pâncreas aumente a produção de insulina. Desse modo, o carboidrato em excesso faz mal, especialmente se for do grupo simples.
Outra característica do carboidrato simples é que ele aumenta a produção de gordura e isso é um outro fator que merece alerta, pois, tanto o açúcar em excesso, quanto o aumento de gordura no corpo podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, entre elas:
Outros problemas que podem ser acarretados pelo exagero no consumo de carboidratos são: problemas dentários, como cáries, inchaço, fadiga, falta de concentração, sonolência e problemas no sistema imunológico. Por isso, é importante consultar um profissional da alimentação para recomendar o cardápio mais adequado para cada pessoa.
+++ Calmantes naturais: saiba quais substâncias podem substituir o Zolpidem
Que tal conhecer melhor sobre outros tipos de diabetes? O Blog da Medcel tem um artigo com informações completas sobre a Diabetes gestacional. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos