MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Zolpidem: saiba quais calmantes naturais podem substituir o medicamento

Os calmantes naturais são uma boa alternativa para fugir dos efeitos colaterais do zolpidem, conhecido remédio para dormir que pode causar “apagão” e alucinações. Veja

Mulher segura xícara, próxima a cartelas de remédios enquanto dorme
Mulher segura xícara, próxima a cartelas de remédios enquanto dorme - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/10/2022, às 19h08 - Atualizado em 07/11/2022, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A insônia é uma das sensações mais desagradáveis, mas, infelizmente, bastante comum. Para lidar com isso, algumas pessoas costumam recorrer a algum remédio para dormir, como é o caso do zolpidem, que se tornou famoso não só pelo seu efeito sedativo, mas também por reações indesejáveis e curiosas. Para evitar esse risco, algumas substâncias podem substituir o zolpidem, como os calmantes naturais.

Pelo menos um terço da população brasileira convive com a insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Com a pandemia, o Brasil viu esse problema se agravar, afetando cerca de 70% da população do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono. O pior é que quem não tem o problema um dia vai ter, já que cerca de 40% das pessoas vão sofrer de insônia em alguma fase da vida, segundo a pesquisa.

O descanso necessário para nosso corpo influencia diretamente na nossa saúde e comportamento. Não à toa, garantir boas noites de sono pode reduzir consideravelmente o risco de desenvolver diversas doenças, como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Dislipdemia (aumento de gordura no sangue);
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Fadiga.

O hemitartarato de zolpidem, mais conhecido como zolpidem, é um remédio para insônia que se popularizou ao redor do mundo. Porém, o que viralizou na internet a respeito do medicamento foram relatos de pessoas que tiveram efeitos colaterais no mínimo inusitados, como alucinações, sonambulismo e até compras compulsivas.

+++ Crianças podem tomar café? Veja riscos e benefícios do café para a saúde

Substâncias que podem substituir o Zolpidem

  1. Melatonina: conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é produzida naturalmente pelo organismo e, como o nome sugere, possui a função de regular o ciclo circadiano, que nos faz adormecer à noite e despertar durante o dia. Esta substância já é encontrada em sua forma sintética, permitindo que pessoas que têm insônia possam dormir. O hormônio também regula o organismo e é antioxidante, uma ótima opção para a saúde.
  2. Lúpulo: importante ingrediente na composição de cervejas, o lúpulo possui ação calmante, antiespasmódica e sonífera e pode ser encontrado em cápsulas, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. A substância é contraindicada durante a gestação e a amamentação, bem como para pacientes com diabetes e câncer.
  3. Passiflora: também conhecida como a flor do maracujá, possui efeito calmante, contra a insônia, sintomas de menopausa e inflamações, devido à presença de flavonoides, glicosídeos, alcaloides, cumarinas, antocianinas e aminoácidos. Também atua no GABA e ajuda a regular o ciclo do sono, melhorar o estado de ânimo, diminuir a ansiedade e o estresse.
  4. Valeriana: é uma opção de medicamento fitoterápico, utilizado no combate à depressão, ansiedade e estresse. Contém os ácidos valerênico e isovalérico e, por isso, possui efeitos ansiolíticos e sedativos, que auxiliam na indução do sono e reduzem a tensão nervosa.
  5. Cava-cava (Kawa-kawa): É utilizada na medicina tradicional contra quadros de ansiedade, agitação ou tensão, por ter um efeito semelhante ao de ansiolíticos que regulam a atividade do neurotransmissor GABA, o ácido gama-aminobutírico, responsável por inibir o sistema nervoso central, controlando a agitação desordenada. Por isso, tem-se conhecimento sobre seu efeito na melhora do sono. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Antes de iniciar o uso das substâncias mencionadas acima é importante avaliar uma ida ao médico, a fim de conhecer os riscos envolvendo os produtos. Substâncias como a melatonina e o lúpulo, por exemplo, devem ser evitadas durante a gestação e amamentação.

+++ Psicobiótico: bactérias do intestino podem influenciar nosso humor; saiba como

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que a Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insôniapara estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.