Uma alimentação equilibrada, rápida e que custe pouco é, sem dúvidas, uma grande aliada dos brasileiros. Confira opções para inserir no cardápio
Uma alimentação saudável deve ser objetivo em todos os casos. Mas, diante do aumento dos preços dos principais alimentos, a busca por refeições mais baratas deve estar atrelada a esse objetivo, já que o poder de compra do brasileiro tem caído consideravelmente. Por isso, preparamos este artigo com opções práticas, saudáveis e o melhor, sem gastar muito, para você incluir no cardápio. Vamos lá?
Independente da sua meta, se é ganhar peso, emagrecer ou apenas se manter bem, os primeiros passos sempre incluem uma alimentação adequada. É essa parte do dia que nos fornece a energia essencial para que executemos as mais variadas demandas. Algumas vezes, o que impede as pessoas de começarem uma boa alimentação, é achar que vai ter que desembolsar muita grana para isso.
Além disso, uma boa parte da adoção de uma alimentação saudável consiste no planejamento. É nesse fator que se sustenta a boa execução do seu objetivo, já que nesta parte se leva em conta as suas necessidades, buscando otimizar tempo e dinheiro, a fim de estabelecer equilíbrio e praticidade na rotina.
+++ Esses alimentos vão te ajudar a aumentar o foco e concentração no trabalho e estudos
7 opções práticas, saudáveis e baratas para incluir no cardápio diário
É recomendável uma alimentação fracionada, respeitando um intervalo de duas a três horas entre cada refeição e em menores quantidades. Assim, evita-se que se coma muito de uma vez, com maiores intervalos de tempo. Entre as principais refeições, deve-se inserir um lanche, que vai ajudar a manter a energia necessária nesses intervalos.
Confira opções práticas, saudáveis e baratas para inserir no cardápio diário:
- Iogurte natural no café da manhã: Pensando em agregar variadas necessidades em uma refeição, que tal incluir um iogurte natural na rotina? Eles são fontes ricas de proteínas, vitaminas e sais minerais, essenciais para uma dieta saudável.
- Frutas no lanche da manhã: Aproveite o momento das safras das frutas, já que nesses períodos, por terem em maior quantidade, elas costumam ficar mais baratas. Além disso, essa é uma opção para quem quer aproveitar a quantidade de fibras e vitaminas que esses alimentos oferecem.
- Batata doce: Pode ser consumida em qualquer refeição do dia, seja no lanche, café da manhã ou almoço. São importantes fontes de carboidratos, que fornecem a energia necessária, sem elevar os níveis de açúcar no sangue. Também são uma ótima opção para quem quer comer menos e em menor tempo, já que proporciona maior sensação de saciedade e não costuma custar caro.
- Vai um franguinho aí?: Sabemos que a carne vermelha ficou caríssima nos últimos meses, certo? Uma boa opção para suprir a necessidade de proteínas tem sido o frango, que está um pouco mais barato.
- Ovos: Esses são cartas na manga: proteína e praticidade. Além de poderem ser preparados de diversas maneiras, costumam ficar prontos rápidos e sem muitos truques. Além de dar mais saciedade, se consumido de maneira equilibrada, pode oferecer diversos benefícios para a saúde e costuma ser barato.
- Não abra mão dos vegetais: Para ajudar a colorir o prato de forma saudável, os vegetais chegam para cumprir esse papel. Alguns deles ficam com menores preços, a depender da época, então, se atente a isso. Seja raiz, caule, folhas, frutos ou sementes, os vegetais fornecem uma gama variada de nutrientes essenciais para o organismo.
- Tapioca: É rápido e costuma ser barato o preparo deste alimento. Pode ser uma ótima opção para a noite ou café da manhã. Pode ser associado a outros alimentos como ovos, queijo, frutas como abacate e morango, basta desenvolver a criatividade. É proveniente da mandioca e é rica em amido, que fornece uma boa quantidade de energia ao corpo.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos