Mais comum no Brasil e no mundo, o câncer de pele se manifesta de diversas formas e é importante saber quando se preocupar com uma mancha na pele, sinal da doença
Glícia Lopes Publicado em 02/12/2022, às 10h12
O câncer de pele é o tipo mais comum no mundo e aqui no Brasil não é diferente. Para se ter uma ideia, este tipo de câncer corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais da doença, sabendo, inclusive, quando se preocupar com uma mancha na pele.
Felizmente, se detectado de forma precoce, o câncer de pele apresenta boas chances de cura. Além disso, existem dois tipos de apresentação da doença, que ocorre devido à multiplicação desordenada de células da pele. Este tipo de câncer pode ser classificado de duas maneiras: câncer de pele melanoma e câncer de pele não melanoma.
O tipo de câncer de pele melanoma ocorre mais entre adultos brancos e tem origem nas células produtoras da melanina, proteína que determina a cor da pele. O tumor do melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, na forma de manchas, pintas ou sinais. Entre as pessoas de pele negra, costuma aparecer nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés e representa apenas 3% entre os tipos de câncer de pele.
Já o tipo de câncer de pele não melanoma é mais frequente no Brasil, tem alta chance de cura e menor taxa de mortalidade, se identificado e tratado na fase inicial. No entanto, a doença pode deixar sequelas expressivas na pele, se não tratada de forma adequada.
+++ Dia Mundial da Luta contra a Aids: saiba quais são os primeiros sintomas de HIV
O câncer de pele é mais comum em pessoas com 40 anos, embora a média de idade venha diminuindo ao longo do anos. Esta doença é considerada rara em crianças e pessoas negras, exceto se já tiverem algum tipo de problema na pele.
Pessoas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em terapia que enfraqueça o sistema imunológico estão mais suscetíveis a ter a doença, que é causada, principalmente, devido à exposição excessiva ao sol. É importante ter cuidado à exposição solar se você estiver entre um desses ou mais grupos:
+++ O que acontece com o corpo quando está com dengue? Veja tipos e sintomas da infecção
Como já mencionado, o câncer de pele se manifesta de diversas formas, seja com manchas, pintas ou sinais. O tipo não melanoma ainda possui duas formas distintas, pelo carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide. O primeiro se manifesta uma ferida ou nódulo e o segundo também surge por meio de uma ferida ou sobre uma cicatriz, principalmente de queimaduras.
Para saber reconhecer um câncer de pele, é importante estar atendo aos primeiros sinais da doença, que podem surgir na forma de:
A qualquer um destes sinais, é importante procurar atendimento médico a fim de aumentar as chances de cura de um possível tumor. Qualquer alteração persistente na pele requer atenção. Todos os tipos de câncer de câncer de pele possuem tratamento integral e gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
+++ Estudo indica que dormir bem melhora a saúde do coração; saiba quantas horas por dia são ideais
O carcinoma basocelular é um tumor cutâneo que, junto do carcinoma espinocelular e do melanoma, são lesões comumente abordadas em provas de Residência Médica por serem muito comuns. Para saber mais sobre este tumor, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos