Covid-19: mais uma nova variante é identificada no Amazonas e gera alerta para nova onda

A nova variante foi identificada como BE.9 e é uma sublinhagem da BA.5, derivada da Ômicron, uma das cepas mais perigosas do coronavírus. Saiba mais

Glícia Lopes   Publicado em 16/11/2022, às 16h27

Freepik

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) descobriu uma nova variante da covid-19 no estado do Amazonas. A Rede Genômica Fiocruz, divisão da fundação especializada em pesquisas de doenças, foi a responsável por reconhecer a nova cepa do coronavírus, identificada como BE.9.

Segundo os cientistas da Fiocruz, a nova variante compartilha algumas mutações com o BQ.1, o que se acredita ser uma das razões para o aumento do número de casos em todo o país. No entanto, as informações iniciais encontradas pela Fiocruz indicavam que nenhuma destas novas sublinhagens podem provocar casos sérios de Covid.

Essa nova variante, a BE.9, é uma sublinhagem de BA.5, derivado de Ômicron. Esta sim pode ser a responsável pelo aumento da média móvel dos processos do Amazonas. A cepa BA.5 é conhecida por ser uma das mais perigosas em nível de transmissibilidade e velocidade de contaminação.

+++ Mutações perigosas do vírus monkeypox podem driblar efeito das vacinas e de medicamentos antivirais. Entenda

Aumento no número de casos de covid-19 e nova variante causam alerta

Foi identificado no norte do Brasil um aumento no número de casos de covid-19 desde a metade de outubro. A média móvel de ocorrências de covid-19 que girava em torno de 230 casos por semana, passou a ser de mil, representando um aumento bastante expressivo.

Segundo a Rede Genômica, casos da variante BQ.1.1 foram identificados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. Até o momento não foi encontrado caso da variante BE.9, pois foi reconhecida recentemente. A partir disso é que poderá ser monitorada melhor a incidência da variante no país.

Para os cientistas, é necessário acompanhar de perto a nova variante, identificada como BE.9, a fim de saber se ela pode provocar uma nova onda de casos de covid-19 não só no Amazonas, onde foi encontrada, como no resto do país.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) reforçou que é necessário o aumento da vacinação, a volta de uso de máscaras pela população, além de outras medidas sanitárias a fim de conter o avanço da covid-19 no Brasil, o que pode retornar ao cenário caótico anteriormente instalado no país, com aumento de internações, superlotação nos hospitais e mais mortes.

+++ Combinação de três vírus respiratórios está ameaçando a saúde crianças nas Américas; entenda

Como é feita a vigilância epidemiológica?

Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos