Chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (27) as primeiras um milhão de doses da vacina da covid-19 para crianças. Apesar disso, as doses não serão distribuídas conforme recomenda a Anvisa
Glícia Lopes Publicado em 28/10/2022, às 10h35
O Brasil recebeu nesta quinta-feira (27) as primeiras doses da vacina da covid-19 para crianças. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação do imunizante em todas crianças de seis meses até quatro anos de idade. No entanto, o Ministério da Saúde autorizou a aplicação da vacina apenas em crianças de 6 meses a 3 anos que possuem comorbidades.
Até a próxima segunda-feira, 31 de outubro, o Ministério da Saúde deve publicar uma nota técnica com recomendações sobre a aplicação, distribuição por estados e público-alvo da vacina contra a covid-19 para bebês e crianças. Há a previsão de que o esquema vacinal seja de três doses do imunizante da Pfizer.
Ainda, é possível que tenha ocorrido um atraso na aquisição das doses da vacina contra a covid-19 para as crianças desta faixa etária, já que a aprovação da Anvisa para a aplicação do imunizante ocorreu há mais de um mês, tendo sido publicada no último dia 16 de setembro.
+++ Desnutrição infantil atinge recorde no Brasil. Entenda o cenário
Dentro desta faixa etária recomendada pela Anvisa para aplicação da vacina da covid-19, de seis meses a 4 anos de idade, existem cerca de 13 milhões de crianças no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desse modo, calcula-se a necessidade de aquisição de 39 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para que a cobertura vacinal seja completa.
Como o Ministério da Saúde retirou as crianças de 3 a 4 anos de idade do público-alvo da vacina da Pfizer, estima-se que cerca de 21 milhões de doses serão suficientes para completar o esquema vacinal. Apesar disso, o número de doses que chegaram ao Brasil é bem menor que esse número.
Apesar de a Anvisa ter liberado a aplicação em todas as crianças de seis meses a 4 anos de idade, o Ministério da Saúde ainda vai avaliar junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), a imunização contra a covid-19 de crianças dessa faixa etária sem comorbidades.
+++ Diabetes gestacional: conheça sintomas e fatores de risco
Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos