MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Síndrome de Burnout: Sandra Bullock anuncia pausa na carreira

Atriz Sandra Bullock resolve dar um tempo na carreira por sentir exaustão profunda. Entenda a Síndrome de Burnout que afeta cada vez mais profissionais

Burnout é conhecida como a síndrome esgotamento profissional | Foto: Reprodução/Paramount
Burnout é conhecida como a síndrome esgotamento profissional | Foto: Reprodução/Paramount

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/06/2022, às 19h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos últimos anos, diversos famosos anunciaram uma pausa na carreira após identificarem um esgotamento crônico associado às atividades laborais. No dia 16 deste mês, a atriz norte-americana, Sandra Bullock, revelou ao The Hollywood Reporter que irá dar um tempo na carreira por estar se sentindo “exaurida”. Esse é apenas um dos sintomas da Síndrome de Burnout.

Em janeiro deste ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) integrou a Síndrome de Burnout na 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). O órgão reconheceu a condição como um fenômeno ocupacional, oriundo do estresse ocasionado no âmbito do trabalho. A OMS ressalta que a síndrome é exclusiva à área do trabalho, não devendo ser associada a outros campos.

+++ “Um curto-circuito na minha cabeça”: como é a Esclerose Múltipla que afeta Guta Stresser

A Burnout é também conhecida como a síndrome esgotamento profissional e, como o nome já diz, é caracterizada por sentimentos de exaustão física e mental exacerbados. É como se a mente fosse entrar em colapso, gerando sensações de inferioridade, apatia, irritabilidade, tensão e isolamento. Todos esses sintomas reduzem a capacidade da pessoa com a síndrome em dar continuidade às atividades profissionais, sendo necessária uma pausa para tratamento.

Síndrome de Burnout, CID-11 e os médicos

No contexto da pandemia, o problema esteve mais comumente associado ao trabalho de profissionais de saúde. Um artigo publicado pelo Blog Medcel fornece informações detalhadas sobre como a Síndrome de Burnout afeta, principalmente, médicos, técnicos e enfermeiros. Confira!

+++ Número de casos de depressão cresceu no país; veja canais de ajuda

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.