Ingredientes que fazem mal à saúde agora vão contar com selo obrigatório nas embalagens dos alimentos. Confira algumas mudanças e como identificar produtos nocivos
Glícia Lopes Publicado em 10/10/2022, às 13h46
Já entraram em vigor as mudanças nos rótulos nutricionais dos alimentos, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir deste domingo (9) já podem ser observadas algumas diferenças nas embalagens dos produtos alimentícios. Uma das novidades é que ingredientes que fazem mal à saúde, quando utilizados em excesso, vão ter um selo obrigatório nos produtos, informando a nocividade.
Substâncias como açúcar, sódio e gorduras saturadas são alguns dos ingredientes que, em altas quantidades, podem prejudicar a saúde. Os principais problemas relacionados ao consumo excessivo destes ingredientes são os problemas de coração, condição que mais mata pessoas em todo o mundo.
A medida foi aprovada pela Anvisa ainda em outubro de 2020 e só agora foi implementada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é tornar mais claras e legíveis as informações a respeito de alimentos e substância processadas e ultraprocessadas, que estão associadas a diversas doenças como obesidade, cânceres, diabetes e outras doenças crônicas.
+++ Ministério da Saúde estabelece mudanças nos rótulos nutricionais dos alimentos; veja o que muda
Os produtos que contiverem ingredientes que fazem mal à saúde, quando utilizados em excesso, vão carregar na embalagem uma lupa, alertando a população para o risco do consumo. Isso permitirá o conhecimento e escolha por parte do consumidor para uma alimentação mais saudável.
Além disso, a tabela nutricional que costumava vir na parte de trás das embalagens, agora vão aparecer na frente, aumentando a visibilidade para a população. Características como cor da tabela e tamanho também sofrerão mudanças, a fim de melhorar a leitura dos rótulos. As letras do rótulo passarão a ser pretas e o fundo branco.
Para identificar um produto alimentício nocivo à saúde é importante se atentar às informações prestadas na lista de ingredientes. Como já mencionado, em excesso, açúcar, sódio (sal) e gorduras saturadas são prejudiciais à saúde.
Os ingredientes ultraprocessados e que, às vezes, possuem nomes difíceis, também são vilões. Algumas destas substâncias são: carboximetilcelulose, açúcar invertido, maltodextrina, frutose, xarope de milho, aromatizantes, emulsificantes, espessantes e adoçantes. Além disso, o primeiro da lista de ingredientes é sempre o que está em maior quantidade.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos