Diante da dificuldade em gerar filhos, famílias optam por alternativas de reprodução assistida. Saiba quais são os tipos de tratamento para gravidez disponíveis no SUS
Glícia Lopes Publicado em 28/11/2022, às 09h50 - Atualizado às 10h02
Muitas famílias passam pelo drama de não poder gerar filhos. Seja devido a questões genéticas, como esterilidade, idade reprodutiva ou até mesmo por aspectos ambientais, algumas pessoas ficam impossibilitadas de ter filhos. Como alternativa para estes casos, existem métodos de reprodução assistida e a boa notícia para os brasileiros é que alguns tipos de tratamento para gravidez estão disponíveis no SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, em nota enviada à BBC News Brasil, alguns tratamentos são subsidiados pelo ministério, entre eles, “o tratamento para fertilização é ofertado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2005, com a Política Nacional de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida".
Já os especialistas apontam que há uma grande dificuldade na obtenção destes benefícios, que vão desde insuficiência de hospitais públicos para atender à demanda, o tempo de espera pelos tratamentos, até a burocracia que envolve a realização dos procedimentos.
+++ Saiba quais alimentos evitar para ter uma boa memória
São cerca de 13 o número de serviços de tratamento para gravidez disponíveis no SUS, oferecidos em hospitais públicos do país. Entre as unidades que oferecem este tipo de atendimento estão o Hospital da Mulher (antigo Pérola Byington) e o Hospital das Clínicas. Ambos oferecem serviços de inseminação intrauterina e a fertilização in vitro totalmente gratuitos, de acordo com reportagem da BBC News Brasil.
O Ministério da Saúde afirma que para ter acesso aos tratamentos de reprodução assistida por meio do SUS é necessário procurar a atenção primária, que são os postinhos e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a pasta, lá é possível realizar o acolhimento, receber orientações, exames físicos e análise de outras questões que envolvem uma gravidez.
A partir daí, quando necessário, as famílias serão encaminhadas à atenção especializada. As secretarias estaduais e municipais de saúde é que vão gerenciar a demanda para a realização destes atendimentos, órgãos responsáveis pelo serviço.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os Estados que oferecem serviços gratuitos de Atenção à Reprodução Humana Assistida são: Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
+++ Anvisa aprova vacinas bivalentes contra covid-19; saiba como funcionam os imunizantes
Com a liberdade para escolher quando e se desejavam ter filhos, as mulheres puderam ter um papel mais forte na sociedade e ocupar postos que antes eram lhes negado. Para saber mais sobre a pílula anticoncepcional para a prova de Residência, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
*com informações da BBC News Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos