Dois grandes e importantes grupos de Comunicação brasileiros selecionam jovens talentos.
Redação Publicado em 04/06/2008, às 11h37
Dois grandes e importantes grupos de Comunicação brasileiros têm inscrições abertas até julho para seus programas destinados a desvendar novos talentos no jornalismo.
O Grupo Estado, que engloba os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a Agência Estado e a Rádio Eldorado, receberá até 1o de julho inscrições de jornalistas de todo o país, formados há até 2 anos, ou de alunos matriculados no último ano do curso de Jornalismo, para a 18a edição do seu Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado. O curso é reconhecido como Extensão Universitária em Jornalismo pela Faculdade de Comunicações da Universidade de Navarra (Espanha). Para concorrer a uma vaga, os interessados deverão preencher o formulário específico no site http://site.estadao.com.br/talentos/talentos2008.
As aulas serão ministradas de 1o de setembro a 5 de dezembro, no período matutino, na sede do Grupo Estado, em São Paulo, e abordarão disciplinas como Filosofia, Economia, Política e Ética. O resto do dia será dedicado às atividades práticas: os alunos acompanham a elaboração do jornal e todas as suas fases, desde a coleta da informação até a distribuição, e vão a campo produzir reportagens e realizar entrevistas.
O processo de seleção contém duas etapas. Na primeira fase, prevista para 3 de agosto, é aplicada uma prova escrita de conhecimentos gerais (atualidade, língua portuguesa e inglês) e texto jornalístico. No dia 17 do mesmo mês, serão convocados sessenta pré-classificados para entrevista pessoal (referente à 2a fase), que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 subseqüentes. No dia 24, será publicada a lista definitiva dos 30 aprovados no programa.
O Grupo Folha, por sua vez, está selecionando jovens talentos em jornalismo escrito, artes gráficas e fotojornalismo para a 47a turma do seu Programa de Treinamento em Jornalismo Diário. As inscrições vão até 5 de julho e deverão ser feitas no site www.folha.com.br/treinamento. O treinamento é um curso intensivo em jornalismo diário, com três meses de duração, em período integral, e que terá início previsto para o primeiro semestre do próximo ano.
Podem participar candidatos que estejam cursando o ensino superior em qualquer área ou já o tenham concluído, que possuam boa formação e se julguem talentosos. Os selecionados costumam ter idade compreendida entre 19 e 25 anos.
Os formulários de inscrição são analisados por uma equipe da Folha, que convocará cerca de 250 candidatos (50 deles na área de fotojornalismo ou artes gráficas) para a prova de conhecimentos gerais. O exame tem o objetivo de avaliar a formação cultural dos candidatos e o seu grau de acompanhamento do noticiário nacional e internacional, além de suas noções de português, inglês, espanhol e matemática. Os 40 mais bem classificados na categoria de reportagem e redação são chamados para uma semana de palestras e entrevistas, dos quais apenas 10 serão aprovados no programa; e entre oito e dez são chamados nas categorias de artes gráficas e fotojornalismo para apresentação de portifólio e entrevista, dos quais resultarão apenas quatro.
Lygia Roncel