Os selecionados receberão bolsa integral na mensalidade da graduação cursada.
Redação Publicado em 05/06/2009, às 15h07
Hoje é o último dia para se inscrever para as 900 vagas do projeto Jovens Acolhedores. Por meio da seleção, serão escolhidos universitários para prestação de serviços em 65 hospitais e unidades de saúde do interior, litoral, capital e Grande São Paulo.
Realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o programa tem como meta incentivar a participação de estudantes de graduação no acolhimento de usuários das unidades públicas de saúde, com o objetivo de investir no processo de humanização da assistência.
Os selecionados receberão bolsa integral na mensalidade da graduação cursada. A Secretaria de Saúde paga até 80% do total - limitado a R$ 350 - enquanto as faculdades cadastradas financiam o restante. O valor da bolsa de estudos é repassado diretamente à escola.
As bolsas terão validade a partir do segundo semestre e o contrato de trabalho é de um ano.
As atividades serão desenvolvidas durante 20 horas semanais (4 horas diárias), de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou da tarde. A escolha do turno deve ser mencionada na ficha de inscrição.
Antes de iniciar o trabalho, todos os bolsistas receberão treinamento específico para atendimento nas unidades de saúde.
Exigências
Para se inscrever é necessário que os alunos estejam matriculados numa das escolas e cursos conveniados e cursando do primeiro ao penúltimo ano (com, no mínimo, 12 meses de curso por fazer).
Só poderão se inscrever alunos cuja instituição de ensino esteja cadastrada na Secretaria. A lista de hospitais e unidades participantes estão disponíveis aqui.
O estudante não precisa cursar medicina ou qualquer outro curso da área da saúde já que, depois do processo seletivo, será realizado um sorteio para o preenchimento das vagas.
Além dessas características, os interessados devem ter em vista que, pontos como, capacidade de trabalhar em equipe, desembaraço no trato com o público e iniciativa na solução de problemas, são indispensáveis para quem deseja ocupar uma das vagas.
Para se inscrever
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até hoje, exclusivamente via internet, no site da Secretaria de Saúde.
É importante que o candidato verifique os dados da ficha de inscrição antes de confirmar seus dados, já que o sistema não permite alterações após a confirmação da inscrição.
Seleção
Após o cadastro, será realizado um sorteio eletrônico. Se o estudante for contemplado com a bolsa, deverá apresentar documentação que comprove sua matrícula na escola mencionada na ficha de inscrição.
Não há critério socioeconômico para a concessão da bolsa.
Luana Almeida
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES-SP é responsável pela formulação da Política Estadual de Saúde e de suas diretrizes, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, que tem como propósitos promover a saúde priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.
A SES-SP é também responsável pela articulação e pelo planejamento de ações desenvolvidas pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) distribuídos pelo Estado, além de administrar três fundações: a do Remédio Popular (FURP), que pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui medicamentos; a Oncocentro de São Paulo (FOSP), que constitui-se basicamente na instância de apoio à SES-SP para assessorar a política de câncer no Estado; e a Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, que além do desenvolvimento de pesquisas a partir de padrões internacionais de referência, fornece hemocomponentes e serviços hemoterápicos.