Órgão libera bolsas de estudo na França

A iniciativa é fruto de parceria entre o CNPq e o Institut Áeronautique et Spatial.

Redação   Publicado em 27/01/2009, às 14h38

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), abriu edital para incentivar a realização de cursos, aperfeiçoamento, reciclagem, estágios ou treinamento na França por parte de pesquisadores, especialistas e técnicos.

Promovido por meio de ligação entre o Conselho com o IAS (Institut Áeronautique et Spatial), o trabalho coloca à disposição cursos com duração de 15 meses. Os primeiros três meses serão dedicados ao ensino da língua francesa e à ambientação profissional: nesse período, todos os custos ficarão por conta do IAS. Nos 12 meses seguintes, o candidato deverá se dedicar para a especialização ou estágio, com suporte da bolsa do CNPq.

Formação exigida

Os interessados em concorrer às bolsas devem ter formação compatível com o nível e a finalidade do estágio ou curso, possuir dados cadastrados atualizados na Plataforma Lattes e declaração de proficiência no idioma do curso ou estágio. Além disso, deve realizar a inscrição junto ao IAS e ter a candidatura aprovada pela instituição.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 30 de março, sob a forma de projeto do CNPq. Para tanto, é necessário preencher o formulário de propostas, disponível no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/formulario/index.htm.

A relação com a lista dos cursos oferecidos e mais informações podem ser obtidas em http://www.inst-aero-spatial.org/fasia_article.php3?id_article=14.

Luana Almeida