Inscrições para 91,2 mil bolsas acabam amanhã

Ao todo, serão disponibilizadas 91.227 bolsas, das quais 57.432 são integrais e 33.795 parciais.

Redação   Publicado em 04/06/2009, às 10h08

Na sexta-feira (6) será o último dia para que estudantes universitários se inscrevam para o Prouni (Programa Universidade Para Todos) para o segundo semestre deste ano.  

Ao todo, serão disponibilizadas 91.227 bolsas, das quais 57.432 são integrais e 33.795 parciais (redução de 50% do valor da mensalidade).

O programa, que tem como finalidade conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de educação superior, realizará as inscrições para o segundo semestre em duas etapas.

Em ambas as fases, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Prouni.

Primeira fase

Os candidatos que desejarem se antecipar e participar da primeira etapa terão até às 21h do dia 5 de junho para se inscrever.

O MEC (Ministério da Educação) divulgará, no dia 9 do mesmo mês, no site do ProUni, o resultado do processo de pré-seleção referente à primeira etapa de inscrições.

Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer às respectivas instituições de ensino, no período de 9 a 19 de junho, para confirmar as informações prestadas em suas fichas de inscrição. Os documentos necessários para a aferição estão disponíveis no endereço eletrônico da instituição.

Segunda etapa

Na segunda fase, as inscrições serão mantidas em aberto do dia 20 de julho até as 21 horas do dia 24 de julho.

O MEC divulgará, no dia 28 de julho, o resultado do processo de pré-seleção referente à segunda etapa de inscrições.

Os candidatos pré-selecionados na segunda etapa de inscrições deverão comparecer às respectivas instituições de ensino, no período de 28 de julho até 12 de agosto, para realizar a confirmação dos dados cedidos no momento da inscrição.

Exigências

Para pleitear bolsas integrais, os candidatos devem ter renda familiar mensal per capita de até um salário-mínimo e meio. Já para disputar os subsídios parciais de 50% e 25%, os estudantes não podem contar com renda familiar mensal per capita que exceda o valor de três salários mínimos.

É importante destacar que o candidato poderá recorrer ao subsídio apenas se a instituição em que estiver matriculado tiver firmado termo de adesão ao ProUni.  

Luana Almeida