MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos
cronometro 00: 00: 00

Prova Simulado: Simulado de Antropologia para Concursos (Nível Superior)

cronometro

Total de questões: 10

Matéria: Antropologia

1

PAT 53


No que se refere ao funcionalismo e ao estrutural funcionalismo, julgue:
A ordem estrutural subjacente representa os padrões que, uma vez estabelecidos, permitem ao antropólogo compreender a sociedade como um conjunto de abstrações inter-relacionadas.

Resposta:




2

PAT 57


No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue:
De acordo com Pierre Bourdieu, é o intervalo de tempo entre a prestação e a contraprestação que permite ocultar a contradição entre a experiência da dádiva como um ato generoso e o mecanismo sociológico da reciprocidade, segundo o qual a contraprestação é obrigatória. 

Resposta:




3

PAT 59


No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue:
Reciprocidade negativa designa a ausência da troca e, portanto, a ausência de qualquer tipo de interação entre os indivíduos ou grupos sociais.

Resposta:




4

PAT 74


Julgue o próximo item, relativos a patrimônio cultural material e imaterial.
A definição de patrimônio cultural imaterial adotada no Brasil não contempla os espaços socialmente significativos como praças, mercados e feiras. 

Resposta:




5

PAT 78


A história é ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significação das coisas. O contrário também é verdadeiro: esquemas culturais são ordenados historicamente porque, em maior ou menor grau, os significados são reavaliados quando realizados na prática.
Marshall Sahlins. Ilhas de história, p. 7.
Na perspectiva de Marshall Sahlins, julgue o item a seguir acerca das relações entre estrutura e evento e a lógica da mudança cultural.
Ao destacar a relevância da dimensão do tempo na disposição dos significados culturais, Sahlins colabora para diminuir a tensão estabelecida pelo estruturalismo com a história.

Resposta:




6

PAT 81


Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue:
O caboclo — figura típica das zonas de contato entre a sociedade nacional ou a sociedade envolvente e as sociedades indígenas — é o índio integrado à sociedade dos brancos, mas com a consciência integralmente ligada à sua ancestralidade indígena.

Resposta:




7

PAT 94


Julgue o item seguinte, relativos à antropologia no Brasil.
De acordo com a teoria do perspectivismo, no mundo indígena a natureza não seria entendida de forma una e monolítica, e tampouco a cultura de maneira variável, mas o oposto: a cultura seria constante e a variação estaria na natureza.

Resposta:




8

PAT 99


Acerca de cultura e identidade, julgue:
As teorias pós-coloniais dão ênfase ao hibridismo e à mestiçagem, entendendo a cultura nos espaços coloniais e pós-coloniais como uma complexa relação de poder em que ambas, dominadora e dominada, são modificadas.

Resposta:




9

PAT 100


Acerca de cultura e identidade, julgue:
A assertiva “uma cultura, uma língua, um povo, uma identidade” é a marca do estrutural-funcionalismo britânico nos denominados estudos de tribo. 

Resposta:




10

PAT 120


Julgue o item a seguir quanto ao pós-estruturalismo.
Estruturalismo foi um movimento que buscou uma resposta filosófica ao status pretensamente científico do estruturalismo e à sua pretensão a se transformar em uma espécie de megaparadigma para as ciências sociais.

Resposta:




JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.