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Prova Simulado: Simulado de Comunicação Social para Concursos (Nível Médio)

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Total de questões: 10

Matéria: Comunicação Social

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57. Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza

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67. Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero

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69. Ana Maria Bambrilla, em 22.07.2007, escrevia que ... há tempo um fato não repercutia tão polemicamente no meio jornalístico: no auge da cobertura do desastre aéreo com o vôoJJ 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o UOL publica a imagem de uma pessoa se jogando do alto do hangar da companhia aérea em meio às chamas. O conteúdo teria sido enviado por um internauta que atendia ao chamado do portal: "Você manda: a tragédia em Congonhas". Vinte e oito minutos mais tarde, outro (?) internauta alerta o UOL de que setratava apenas de uma montagem e que a cena do corpo caindo naquela foto não passava de um trabalho amador em Photoshop. O portal admitiu o erro publicamente e retirou a imagem do ar - e ainda levou um puxão de orelha da ombudsman Tereza Rangel. Pelo menos!(http://www.jornalistasdaweb.com.br/index)O episódio provocou questionamentos sobre a eficácia do jornalismo

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43.
 70% dos leitores de jornais online postam conteúdo na internet Com a propagação da cultura digital, os meios de comunicação se deparam com o desafio de entender e se adaptar a um novo público, que se mostra ávido por participar ativamente da busca e troca de informações. Hoje, 37% da população lê jornal diariamente nas principais regiões metropolitanas do país segundo os dados do Target Group Index. Desse total, 11% já fazem a leitura virtual dos meios e o número de leitores exclusivamente online chega a 1,5 milhão de pessoas.“O leitor de jornais online é menos conservador e mais antenado com o mundo. Ele participa de blogs e redes sociais, alémde ler jornais”, explica Roberto Lobl, diretor regional do Target Group Index para América Latina do IBOPE Media. Cerca de 79% dos leitores de jornais online acessaram blogs e outras comunidades nos últimos 30 dias, percentual que caipara 50% entre os leitores de impressos. Outra característica a ser destacada nos leitores online é o caráter participativo do segmento, pois 70% das pessoas queleem as versões digitais dos jornais postam ou produzem conteúdo na internet. “Isso demonstra que os jornais podem investir na participação do internauta. Algumas publicações já conseguiram igualar onúmero de leitores online com os de impressos potencializando seu crescimento”, informa Lobl. www.ibope.com.br, 14/09/2013)

Na construção de mensagens com os mesmos conceitos, para o mesmo público, porém para publicação em distintas mídias impressas, eletrônicas e digitais, o aspecto essencial a ser considerado na elaboração desta mensagem é

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47. A maneira como a mídia dispõe e apresenta suas notícias gerou a hipótese da Agenda Setting, segundo a qual ela, a mídia, se torna responsável pelo que o público irá discutir e falar. Nesse panorama, o papel do gatekeeper é bastante importante, pois ele é o

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48. Apesar de termos uma sociedade cada vez mais massificada, vemos paralelamente que a segmentação dos públicos ganha espaço no mercado editorial. Os grandes jornais têm dado como resposta a esse fenômeno a criação de suplementos, chegando até, em alguns veículos, a ter uma diretoria especial para esses empreendimentos. Esses suplementos, que fidelizam muitos de seus leitores, são viabilizados fundamentalmente pelo

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49. Os avanços tecnológicos e a atual velocidade alcançada na transmissão das notícias têm feito com que os veículos se tornem muito parecidos. No entanto, há algo que faz um leitor preferir o jornal “A” em detrimento do jornal “B”. Pode-se dizer que o motivo principal dessa escolha

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53. O termo “cineminha”, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para

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55. O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as “pesquisas, por si só, não fazem uma revista” (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para

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56. As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve

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