cronometro 00: 00: 00

Prova Simulado: Simulado de História do Brasil para Concursos (Nível Médio)

cronometro

Total de questões: 10

Matéria: História do Brasil

1

PAT 41


Em relação à participação do Brasil na 2.ª Guerra Mundial, é correto afirmar que o país

Resposta:







2

PAT 43


A partir dessa época, a tortura passou a ser amplamente empregada, especialmente para obter informações de pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a “assessoria técnica” de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho. A coisa piorava nas delegacias de polícia e em quartéis, onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos.
(Roberto Navarro – http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 24.03.2014)
Os aspectos citados no texto permitem identificar a época a que ele se refere como sendo a da




Resposta:







3

PAT 44


O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Porém, esta fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. O custo social e econômico para o país foi altíssimo. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período.
(Renato Cancian, http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ governo-medici-1969-1974. Acesso em 24.03.2014. Adaptado)
Os acontecimentos descritos no texto ficaram conhecidos pelo nome de




Resposta:







4

PAT 45




Assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo deste movimento.


Resposta:







5

PAT 46


Com o fim da ditadura e o restabelecimento da normalidade democrática, a escolha do Presidente da República passou a ocorrer por meio do voto popular, exigindo que os candidatos expusessem suas propostas e o histórico de sua atuação  política. Nos anos 1980 e 1990, respectivamente, o Brasil conheceu um candidato popularmente chamado de “O caçador de marajás” e outro que, enquanto foi Ministro da Fazenda, ganhou notoriedade pela implantação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia nacional. Esses presidentes foram, respectivamente,

Resposta:







6

PAT 04


“Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns depavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”,desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles(1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio deJaneiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento,na capital do Império, uma trama conspiratória inspiradana Revolução do Haiti (1791-1825).
(Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional, 03.03.2010)
O clima instaurado na ocasião tinha origem


Resposta:







7

PAT 05


Certa vez, um velho Tupinambá me perguntou: “Por que vocês, mairs [franceses] e perós [portugueses], vêm de tão longe para buscar lenha? Por acaso não existem árvores na sua terra?” Respondi que sim, que tínhamos muitas, mas não daquela qualidade, e que não as queimávamos, como ele supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir. “E precisam de tanta assim?”, retrucou o velho Tupinambá. “Sim”, respondi, “pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que se possa imaginar, e um só deles compra todo o pau-brasil que possamos carregar.” “Ah!”, tornou a retrucar o selvagem. “Você me conta maravilhas. Mas me diga: esse homem tão rico de quem você me fala, não morre?” “Sim”, disse eu, “morre como os outros”. Aqueles selvagens são grandes debatedores e gostam de ir ao fim em qualquer assunto. Por isso, o velho indígena me inquiriu outra vez: “E quando morrem os ricos, para quem fica o que deixam?” “Para seus filhos, se os têm”, respondi. “Na falta destes, para os irmãos e parentes próximos.” “Bem vejo agora que vocês, mairs, são mesmo uns grandes tolos. Sofrem tanto para cruzar o mar, suportando todas as privações e incômodos dos quais sempre falam quando aqui chegam, e trabalham dessa maneira apenas para amontoar riquezas para seus filhos ou para aqueles que vão sucedê-los? A terra que os alimenta não será por acaso suficiente para alimentar a eles? Nós também temos filhos a quem amamos. Mas estamos certos de que, depois da nossa morte, a terra que nos nutriu nutrirá também a eles. Por isso, descansamos sem maiores preocupações.”
(BUENO, Eduardo. Pau Brasil. São Paulo: Axis Mundi, 2002)
O diálogo entre o pastor calvinista Jean de Léry (1534-1611) e o velho Tupinambá, travado em algum momento da estada de Léry no Rio de Janeiro, entre março de 1557 e janeiro de 1558, é revelador


Resposta:







8

PAT 08





Resposta:







9

PAT 10


A relativa liberdade de expressão que existiu entre 1964 e 1968 explica-se menos pelo caráter “envergonhado” da ditadura e mais pela base social do golpe de Estado e pela natureza do próprio regime por ele implantado. Tendo forte apoio nas classes médias e produto de uma conspiração que envolveu setores liberais (ancorados na imprensa e nos partidos conservadores), os quatro primeiros anos dos militares no poder foram marcados pela combinação de repressão seletiva e construção de uma ordem institucional autoritária e centralista.
(NAPOLITANO, Marcos. 1964. História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014)
Um dos marcos desse período que confirma a tese do autor é



Resposta:







10

PAT 40


“Os restos mortais do ex-presidente da República João Goulartcomeçaram a ser exumados nesta quarta-feira, em SãoBorja, a 594 quilômetros de Porto Alegre (RS). Os examesfazem parte dos esforços da Comissão Nacional da Verdade(CNV) para determinar se Jango foi ou não assassinado durantea ditadura militar.”
(Jornal do Brasil, 13 de novembro de 2013)
A respeito da conjuntura política do período histórico citado no texto, é correto afirmar que João Goulart



Resposta:







Mais Lidas