Dentre os diversos escritos que Anísio Teixeira nos deixou, alguns se destacam pela riqueza de conceitos e carregam um turbilhão de elementos, nos remetendo a muitas reflexões. Em um de seus artigos, Funções da Universidade, Anísio apresenta-nos quatro funções da Universidade. A primeira é a responsabilidade sobre a formação profissional. Esta preparação destina-se às carreiras de base intelectual, científica e técnica. A segunda se relaciona com a ampliação da mente humana pela busca do saber para além da cultura. Seria a iniciação da vida intelectual do estudante, o prolongamento de sua visão, o alargamento de sua imaginação. A terceira função diz respeito ao desenvolvimento do saber humano. Além de cultivar, a universidade transmite, pesquisa e amplia o saber humano. É um centro de busca desinteressada pelo conhecimento fundamental básico, diferentemente do preparo para a vida profissional, ou mesmo o alargamento da mentalidade. Por último, a universidade deve ser transmissora de uma cultura comum. Nessa função foi onde a universidade brasileira mais falhou.
Para Anísio, “a universidade brasileira, relativamente desinteressada pelo Brasil, não logrou constituir-se em transmissora de uma cultura comum nacional”.
Cristina Maria Barros de Medeiros e Geraldo de Sousa Ferreira. Anísio Teixeira. In: A exclusão social no Brasil – textos comentados. Roberto Bartholo (Org.). Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2006, p. 80-1.
Segundo as informações e as características estruturais e gramaticais do texto acima, julgue o próximo item.
O texto em apreço é predominantemente expositivo.