A Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, que integra a Secretaria dos Negócios Jurídicos...
Redação Publicado em 28/08/2009, às 10h38
A Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, que integra a Secretaria dos Negócios Jurídicos, inscreverá estudantes de direito até o próximo dia 9 (quarta-feira) para o seu programa de estágio remunerado. São oferecidas, inicialmente, 50 vagas, além daquelas que surgirem durante o prazo máximo de um ano, que é o período de validade do concurso.
Inscrições – As inscrições são destinadas a estudantes de faculdade localizada no estado de São Paulo que estejam cursando a partir do terceiro ano e que não possuam reprovação em mais de uma disciplina do período anterior do curso.
Os interessados deverão comparecer à sede da Procuradoria, que se localiza na rua Maria Paula, nº 210, 10º andar, no Centro da capital paulista, e entregar preenchida e assinada a ficha de inscrição, que estará disponível no local e também no site www.prefeitura.sp.gov. No ato, é necessário apresentar cópia de documento de identidade, fotografia recente 3x4 e atestado de matrícula.
Seleção – A prova de seleção será aplicada no dia 13 de setembro (domingo) e será composta de 40 questões de múltipla escolha, com valor total de oito pontos, além de exigir a elaboração de uma dissertação, que valerá até dois pontos. O programa da prova exigirá conhecimentos específicos da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município, de Direito Civil e de Teoria Geral do Processo. O tempo máximo para sua realização será de duas horas, sem a possibilidade de consulta a qualquer material.
Serão desclassificados e não terão suas dissertações analisadas os candidatos que obtiverem nota inferior a quatro na prova objetiva.
Para a realização da prova, os participantes deverão estar em posse de documento original de identidade, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.
Lygia Roncel
O Ministério Público (por vezes chamado também de Procuradoria-Geral, Ministério Fiscal e Promotoria Geral) é um organismo público, geralmente estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção da investigação dos fatos que revestem os caracteres de delito, de proteção às vítimas e testemunhas, e de titularidade e sustento da ação penal pública.