O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP divulgou a agenda cultural de janeiro e fevereiro com 8 eventos programados.
Redação Publicado em 05/01/2011, às 10h25
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP divulgou a agenda cultural de janeiro e fevereiro com 8 eventos programados.
20 de janeiro - Educação
A palestra sobre “Direito Humano à Educação e o Crime de Abandono Intelectual – Nova perspectiva em face do Fundeb” será às 19 horas. Evandro Fabiani Capano, advogado, mestre em direito público e econômico, professor, doutorando em direito de estado pela USP, será o palestrante.
22 de janeiro - Ação Civil
O advogado Carlos Eduardo Moreira Durce, especialista em direito processual civil e coordenador da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, será o palestrante em “A Ação Civil Pública e Outras Medidas Judiciais como Meios Garantidores da Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência”, promovida pela Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP às 9h.
26 de janeiro - Direito Criminal
“Análise Geral das Prisões Cautelares no Brasil” é o tema da palestra proferida por Leonardo Musumecci Filho, advogado criminalista, especialista em processo penal e professor na FMU. Promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, o evento às 19 horas.
28 de janeiro - Novo CPC
A Comissão do Acadêmico do Direito e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realizam a palestras “Uma Análise Crítica e Realista sobre o Novo Código de Processo Civil”, no dia 28 de janeiro, às 19 horas. O advogado Milton Paulo de Carvalho, bacharel em Direito pela PUC SP, mestre e doutor em Direito Processual Penal pela USP e doutor honoris causa pela Universitatea de Vest (Romênia), será o palestrante.
2 de fevereiro - Direito Público
O advogado Otávio Jorge de Moraes Júnior, mestre em Direito Público e professor universitário, será o palestrante em “Improbidade Administrativa”, palestra promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, no dia 2 de fevereiro, às 19 horas.
7 de fevereiro - Direito de Família
“Inovações no Direito de Família” é o tema da palestra ministrada pela Advogada Carmen Lucia Soares de Oliveira, especialista em Direito Civil, Direito de Família e Sucessões, no dia 7 de fevereiro, às 19 horas. O evento tem promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.
10 de fevereiro - Perícias Forenses
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Entomologia Forense – A larva cadavérica no esclarecimento do crime”, no dia 10 de fevereiro, às 19 horas. O expositor será o advogado criminalista Norberto da Silva Gomes, presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses da OAB SP, professor de Processo Penal Militar e Medicina Legal, Entomologia Forense, membro do Conselho Brasileiro de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.
14 de fevereiro -Direito Constitucional
O advogado Adib Kassouf Sad, conselheiro e presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB SP,especialista em Direito Constitucional, mestre em Filosofia pela PUC Campinas e doutorando em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie, será o palestrante em “Princípios da Administração Pública na Constituição Federal", no dia 14 de fevereiro, às 19 horas.
Para todos os eventos as inscrições devem ser realizadas na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, duas borrachas, uma régua, duas canetas e dois lápis.
Local: Salão Nobre da Ordem, praça da Sé, 385, 1º andar.
Carolina Pera
Veja também
Ministério Público/SP: 16° concurso de estagiário disponibiliza 545 vagas
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.