O Ministério da Justiça (MJ) encaminhou à Caixa Econômica Federal o dinheiro que...
Redação Publicado em 04/01/2010, às 09h48
O Ministério da Justiça (MJ) encaminhou à Caixa Econômica Federal o dinheiro que será repassado ao pagamento da Bolsa Formação relativo ao mês de novembro. O motivo do atraso se deve ao tempo de liberação pelo Tesouro Nacional de um crédito suplementar.
A Caixa Econômica Federal vai depositar o dinheiro na primeira semana de janeiro nas contas dos profissionais de segurança pública que participam dos cursos de capacitação promovidos pelos Pronasci.
Iniciado em 2008, o Bolsa Formação já beneficiou mais de 160 mil policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais. Para contar com o benefício é preciso ter uma renda mensal de, no máximo, R$ 1700, e realizar pelo menos um curso no prazo de 12 meses, promovido pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública com Cidadania (Renaesp).
Como incentivo à capacitação, o servidor recebe uma bolsa de R$ 400. Em alguns estados brasileiros, esse valor chega a representar um acréscimo de 40% no salário. O primeiro estado a aderir ao projeto foi o Rio de Janeiro, com 721 inscritos. Atualmente, mais de 27 mil servidores fluminenses participam da iniciativa e contam com o acréscimo na renda.
Ronie Anderson/SP
Veja também: