A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou, nesta quinta-feira (07/01/2010), que as provas do Exame...
Redação Publicado em 07/01/2010, às 14h19
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou, nesta quinta-feira (07/01/2010), que as provas do Exame da Ordem vão conter questões sobre direito humanos, direito fundamentais e ética profissional. A alteração foi regulamentada em 2009 pelo Conselho Federal e passa a valer para os exames de 2010.
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, disse que a alteração será importante para o avanço na qualidade no ensino jurídico no país e, particularmente, para o aprimoramento da grade curricular das faculdades. “Com isso, vamos focar em quem está investindo em colocar em seus currículos o conceito de humanidade, o que influenciará, a médio e em longo prazo, as profissões do direito já que o estudante terá esse conceito para passar no Exame da Ordem”, disse.
Para ele, a inclusão dessas disciplinas, a partir de 2010, e suas consequências positivas para o ensino jurídico, serão propiciadas em grande parte pela unificação das provas do Exame da Ordem. “Com a unificação, haverá agora, um diagnóstico confiável e único de todo o Brasil. Sabemos que a qualidade daquele que se formou no Amazonas é a mesma daquele que foi aprovado no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Segundo Britto, é importante que a qualidade da formação seja a mesma. Isso porque, diz, no passado, candidatos se inscreviam no Exame da Ordem na seccional onde acreditavam que seria mais fácil de obter a aprovação. Com informações da assessoria de imprensa da OAB.
Ronie Anderson/SP
Veja também:
UFMT/MT: inscrições abertas para cursos de especialização
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.