O advogado Ophir Cavalcante Júnior, atual diretor do Conselho Federal da Ordem dos...
Redação Publicado em 01/02/2010, às 10h21
O advogado Ophir Cavalcante Júnior, atual diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro federal pelo estado do Pará, é o novo presidente eleito no Conselho Federal da OAB.
Ophir conduzirá, de 2010 à 2013, a entidade, que atualmente conta com quase 700 mil advogados.
Além de Ophir Cavalcante Júnior, que assumirá o cargo de presidente em substituição ao advogado sergipano Cezar Britto, integrarão a nova diretoria os advogados Alberto de Paula Machado (vice-presidente); Marcus Vinicius Furtado Coelho (secretário-geral); Márcia Regina Machado Melaré (secretária-geral adjunta) e Miguel Ângelo Sampaio Cançado (diretor tesoureiro).
Nascido na cidade de Belém (PA), em 25 de janeiro de 1961, Ophir Cavalcante se formou pela Universidade Federal do Pará (UFPa) em fevereiro de 1983 e se juntou aos Quadros da seccional da OAB do Pará em março do mesmo ano. Foi advogado da Banpará, após aprovação em concurso público e consultor geral da Câmara Municipal de Belém. Na OAB, foi conselheiro, vice-presidente (1998/2000) e presidiu a entidade de 2001 a 2006.
Ophir também é procurador do estado do Pará e professor da UFPa (aprovado em concursos públicos), do qual se encontra licenciado para exercer o mandato na OAB. É mestre em Direito do Trabalho pela UFPa, onde defendeu dissertação, transformada em livro publicado pela LTr editora, intitulado “A terceirização das relações laboriais”.
Autor de inúmeros artigos publicados em revistas e jornais de circulação nacional, Ophir atuou como palestrante em inúmeros eventos jurídicos e mantém escritório de advocacia especializado nas áreas cível e trabalhista.
No período de 2007 a 2010, atuou como diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, na gestão do então presidente Cezar Britto.
Ronie Anderson/SP
Veja também:
MP/BA: abertas inscrições para estágio em Juazeiro
AGU: curso para novos procuradores federais em abril
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.