Procuradoria/SP tem 100 vagas de estágio

O Ministério Público Federal realizará processo seletivo de estagiários para a Procuradoria da República...

Redação   Publicado em 12/03/2009, às 15h54

O Ministério Público Federal realizará processo seletivo de estagiários para a Procuradoria da República do Estado de São Paulo. As inscrições já estão abertas para um total de 100 vagas, além daquelas que surgirem durante a validade da seleção, que é de seis meses a partir da data do resultado final, e que poderá ser prorrogado por igual período.

Requisitos – A seleção é aberta a alunos do 6º ao 8º semestre (3º ou 4º ano) do curso de Direito das seguintes instituições paulistas conveniadas: Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Universidade Bandeirantes (Uniban), Universidade São Francisco (campus São Paulo), Universidade São Judas Tadeu, Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Centro Universitário FIEO (Unifieo), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Inscrições – O prazo se encerrará às 19h da quarta-feira da próxima semana, dia 25. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente por meio do site www.prsp.mpf.gov.br.

Após preencher a ficha de inscrição ali disponível, o candidato deverá imprimi-la e entregá-la, até o dia 27, entre 14h e 17h, na sede da Procuradoria, localizada na rua Peixoto Gomide, nº 768. Junto com a ficha, é imprescindível a entrega dos seguintes documentos:

- cópia do RG e do CPF;

- cópia do histórico escolar universitário atualizado (com notas das disciplinas cursadas desde o início do curso), fornecido pela secretaria da faculdade;

- declaração de matrícula, emitida pela instituição de ensino;

- declaração de antecedentes criminais, disponibilizada também pela internet, completamente preenchida e assinada pelo próprio candidato.

Seleção – Serão, ao todo, quatro etapas de seleção. Na primeira, será avaliado o histórico escolar de cada candidato, sendo relevantes suas notas obtidas nas seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Direito Processual Civil.

O nome dos 400 candidatos classificados nesta etapa será divulgado no dia 13 de abril, devendo todos eles comparecer para a segunda etapa, a aplicação de uma prova de múltipla escolha, no dia 26 do mesmo mês. Na prova, haverá um total de 30 questões sobre Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal, sem que seja possível qualquer espécie de consulta.

No mesmo dia, os estudantes deverão elaborar uma dissertação, que se refere à terceira etapa, sendo excluídos do processo seletivo aqueles que obtiverem nota inferior a seis, de um total de 10 possíveis, tanto na prova quanto na dissertação. No dia 2 de junho, será publicada a lista de classificados para a quarta e última etapa, que consistirá em uma entrevista. Para tanto, serão respeitados a ordem de classificação e o número de vagas existente.

Estágio – Os estagiários cumprirão jornada de 20 horas semanais, preferencialmente 4 horas diárias, e receberá bolsa-auxílio de R$ 700 e auxílio-transporte no valor de R$ 7 por dia de estágio.

Lygia Roncel