Programa de Residência Jurídica da Defensoria Pública da União visa preencher 286 vagas em todo país.
Redação Publicado em 09/05/2011, às 10h30
O defensor público-geral federal, José Rômulo Plácido Sales, assinou o documento que visa a distribuição de 286 vagas do Programa de Residência Jurídica da Defensoria Pública da União.
O programa é um curso de especialização acadêmica destinado a graduados em direito. Ao final da participação, os alunos receberão o título de especialista em acesso à justiça.
A iniciativa está sendo implantada em parceria com a Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), que foi contratada para oferecer os conteúdos programáticos por meio de sistema eletrônico de ensino à distância.
As vagas foram distribuídas proporcionalmente ao número de defensores da unidade. A DPU/São Paulo, instalada na capital do estado, recebeu 29 vagas, e a DPU/Rio de Janeiro 23; O Distrito Federal, com mais unidades para sediar os tribunais superiores e a administração federal, terá 44 vagas.
A previsão é de que o Programa de Residência Jurídica seja iniciado no segundo semestre.
A especialização terá carga de atividade prática de 6h diárias, desenvolvida em uma das unidades da DPU, e 360h de atividade teórica a serem administradas ao longo de 24 meses por meio de sistema de ensino à distância. O aluno-residente terá direito a bolsa mensal de R$ 1.000 . A participação no curso não exigirá inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Você pode responder a pesquisa de interesse que a DPU está realizando sobre o programa através do link http://inscricao.cead.unb.br/inscricao/dpu/interesse. Mais informações você encontra em www.dpu.gov.br.
Carolina Pera
Com informações da DPU.
Defensorias/RJ/SP: 556 vagas de estágio estão disponíveis em concursos
Belo Horizonte/MG: Inscrições para estágio devem ser feitas até hoje