João Grandino Rodas, de 64 anos, é o mais novo reitor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo...
Redação Publicado em 26/01/2010, às 12h01
João Grandino Rodas, de 64 anos, é o mais novo reitor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Em sua cerimônia de posse, que aconteceu ontem (25/01) na Sala São Paulo, no Centro da Cidade e durou duas horas e meia, o novo reitor pregou diálogo permanente, a democratização e a transparência na gestão da universidade.
Segundo mais votado nas eleições, João Grandino Rodas, ex-diretor da Faculdade de Direito, foi escolhido pelo governador José Serra em uma lista tríplice.
O governador não compareceu à cerimônia de posse e foi representado pelo secretário de ensino superior Carlos Vogt.
Em seu discurso de posse, o novo reitor criticou o uso da força e da violência “utilizada de maneira corriqueira” e defendeu o diálogo aberto e efetivo com os universitários.
Suely Vilela, sua antecessora no cargo, teve uma gestão duramente criticada por ter usado a força policial contra manifestantes em diversas ocasiões.
Estiveram presentes à cerimônia, que contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o deputado estadual Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Segundo Rodas, os objetivos possíveis de serem alcançados em quatro anos são três: “Na questão da estrutura, vamos buscar junto ao BNDES e bancos internacionais fundos para que a universidade possa melhorar sua estrutura, ou seja, prédios e laboratórios”, afirmou.
“No aspecto do ensino, é necessário que haja esses pressupostos básicos para que possa melhorar. A graduação da USP que, nos últimos dez anos, dobrou o número de vagas, não é possível que continue boa ou que melhore sem uma estrutura adequada, física e de professores”. “O terceiro aspecto, defende, é na parte de pesquisa, que já desenvolve trabalhos de ponta, mas que ainda podem melhorar”.
Ronie Anderson/SP
Veja também:
UPF/RS: abertas inscrições para curso de especialização
Exame de Ordem: unificação permitirá avaliação mais precisa