Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE aponta para crescimento de 2,5% nas vendas do comércio em janeiro em comparação ao mês anterior
Jean Albuquerque Publicado em 14/03/2024, às 12h45
O ano de 2024 começou com uma excelente notícia para o comércio, já que as vendas apresentaram um aumento significativo de 2,5% em janeiro. Esse resultado positivo marca um início promissor para o comércio neste novo ano.
Comparando com o mês anterior, essa alta representa o primeiro crescimento relevante desde setembro de 2023, período em que o avanço foi de 0,8%. Além disso, essa evolução é a melhor entre meses consecutivos desde janeiro de 2023, quando o aumento também foi de 2,5%.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14) na Pesquisa Mensal de Comércio revelam que esse desempenho em janeiro compensou a queda de 1,4% registrada em dezembro de 2023. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é ainda mais expressivo, alcançando 4,1%.
+ Concurso da Prefeitura de Juruá (AM) tem 266 vagas com salários iniciais de até R$ 3 mil
Apesar desses números positivos, o varejo brasileiro permanece 0,8% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2020, porém, está 5,7% acima do patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020.
O gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, ouvido pela Agência Brasil, destaca que esse desempenho reflete um padrão observado ao longo dos anos, com recuperações após quedas nas vendas em períodos específicos, como ao final de um ano, seguido por uma retomada em janeiro.
Esse crescimento em janeiro também é atribuído em parte ao efeito estatístico da Black Friday, que antecipou algumas vendas de dezembro para novembro. Setores como tecidos, vestuário, calçados, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foram os principais impulsionadores desse resultado positivo.
Embora alguns setores tenham apresentado queda, como livros, jornais, revistas, papelaria, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e combustíveis, a maioria das unidades da federação registrou aumento nas vendas, o que contribuiu para o desempenho geral positivo do varejo em janeiro.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil