A Anatel anunciou nesta terça-feira (16) a implantação da tecnologia 5G para mais três cidades do país; saiba detalhes e veja prazo para outras capitais
Jean Albuquerque Publicado em 16/08/2022, às 17h03
Mais três capitais do país irão receber a tecnologia de quinta geração, o 5G, nesta terça-feira (16). Com isso, Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA), agora, passam a contar com o sinal que foi ativado graças a decisão tomada por um grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Saiba mais detalhes.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado à Anatel, é responsável por acompanhar a implantação da nova tecnologia.
A avaliação da Gaispi é de que as capitais atendem aos requisitos mínimos necessários para liberar a faixa de 3,5 GHz, como a realização de testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade de que sinais 5G possam afetar a recepção por antenas parabólicas domésticas e até mesmo sistemas profissionais, como sinais de satélite transmitidos em frequências adjacentes. Já receberam o 5G as capitais Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
++++ Como utilizar o FGTS para os custos com moradia? Veja restrições de uso
A Anatel prevê a implantação do sinal 5G nas cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), até 29 de agosto.
De acordo com o Edital de Concessão 5G, até 29 de setembro, as operadoras de telefonia móvel que adquirirem a faixa de 3,5 GHz devem atender ao primeiro requisito de cobertura do Edital 5G — pelo menos uma antena de tecnologia 5G para cada 100 mil habitantes nas cidades brasileiras.
Na semana passada, a Anatel decidiu alterar o cronograma do 5G no Brasil. Em 15 capitais, o prazo foi prorrogado em até dois meses devido a atrasos na importação de equipamentos necessários para instalação de internet 5G.
As previsões iniciais eram de que a tecnologia estará disponível nas capitais Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, San Luis, Campo Grande, Cuiabá até o final de setembro, Porto Velho, Rio Blanco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém, mas o grupo responsável pela implantação decidiu pela prorrogação do prazo.
Uma nova previsão para as 15 capitais é de até o dia 27 de novembro, mas de acordo com a Anatel, o sinal pode ser disponibilizado antes dependendo da chegada e da instalação de equipamentos.
*Com informações da Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil