Agência Lupa lança curso gratuito para estudantes e jornalistas formados

A Agência Lupa lança a segunda edição do programa de treinamento Mirante, um curso gratuito de checagem de fatos. Saiba como se inscrever e qual o objetivo dessa iniciativa!

Victor Meira   Publicado em 24/08/2023, às 16h47

Freepik

A Agência Lupa, reconhecida por seu compromisso com a checagem de fatos e o combate à desinformação, está abrindo as portas para a segunda edição do seu curso gratuito, ou melhor, programa de treinamento chamado Mirante. Dessa vez, o foco está em estudantes e jornalistas indígenas, ribeirinhos, quilombolas e de periferias, grupos muitas vezes esquecidos nos debates sobre jornalismo e verificação de informações. As inscrições estarão abertas até às 17h do dia 16 de setembro.

O programa Mirante tem como objetivo principal capacitar os participantes que vivem em áreas de vulnerabilidade social para aprimorar suas habilidades de checagem de fatos. A meta é garantir que esses profissionais estejam preparados para fornecer informações confiáveis em regiões periféricas e em lugares onde a presença de veículos jornalísticos é escassa.

+Privatização da Sabesp deve provocar plano de demissão voluntária em massa

O programa, que acontecerá de outubro de 2023 a janeiro de 2024, proporcionará aos alunos selecionados uma ampla gama de conhecimentos. Eles aprenderão a utilizar ferramentas de fact-checking e técnicas jornalísticas que permitem combater a desinformação com eficácia. Isso inclui o uso de bancos de dados públicos e a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Além disso, os participantes compreenderão como as redes sociais abordam o problema da desinformação.

Natália Leal, diretora-executiva da Lupa, destaca a importância de formar checadores que possam impactar positivamente suas próprias comunidades. Esses checadores desempenharão um papel crucial no esclarecimento de disputas de narrativas e no fornecimento de informações confiáveis, combatendo a desinformação que pode prejudicar as regiões vulneráveis.

+Privatização de água no RJ elevou tarifa de água em mais de 70%

O curso acontecerá de forma remota ao longo de quatro meses e englobará uma variedade de tópicos, desde ferramentas práticas de verificação até educação midiática e divulgação científica. Além disso, os participantes terão a oportunidade de participar de um período de imersão na Agência Lupa. Ao final do treinamento, os 30 trainees deverão desenvolver um projeto concreto de combate à desinformação.

Os participantes que concluírem com sucesso o programa Mirante serão automaticamente incluídos no banco de talentos da Agência Lupa. Isso poderá abrir portas para futuras colaborações, incluindo a possibilidade de integrar a equipe que cobrirá as eleições de 2024 e outros projetos jornalísticos relevantes.

Se você é um estudante ou jornalista indígena, ribeirinho, quilombola ou de periferia e deseja fazer parte dessa iniciativa transformadora, acesse o link de inscrição e saiba mais detalhes sobre como se inscrever: Link de Inscrição

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Curso Gratuito
Sociedade Brasil