Porém, não serão todos os aposentados do INSS que vão poder viajar de avião, praticamente de graça, pelo programa Voa Brasil. Benefício será disponibilizado em breve
Mylena Lira Publicado em 09/01/2024, às 21h30
O Programa Voa Brasil, que tem como objetivo proporcionar passagens aéreas acessíveis, está prestes a ser lançado, beneficiando inicialmente aposentados do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos). A iniciativa, anunciada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, aguarda o lançamento oficial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O programa pretende oferecer passagens aéreas por apenas R$ 200 por trecho, tornando o transporte aéreo mais acessível para dois grupos específicos nesse primeiro momento:
Segundo as estimativas do ministro Sílvio Costa Filho, entre 2,5 milhões e 3 milhões de pessoas, que nunca voaram de avião ou não viajam há mais de 12 meses, terão a oportunidade de adquirir passagens aéreas a preços reduzidos, contribuindo para democratizar o acesso ao transporte aéreo no país.
Entretanto, além dos estudantes de baixa renda do Prouni, serão contemplados somente os aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos. No lançamento do programa, o governo planeja informar a quantidade de passagens disponíveis.
+Revelado quando começa o pagamento da bolsa ensino médio; Saiba quem recebe
Em uma entrevista realizada nesta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente, o ministro Sílvio Costa Filho afirmou que a expectativa é de que Lula anuncie o programa no final deste mês de janeiro ou, no máximo, no início de fevereiro.
Lula compartilhou informações sobre a reunião nas redes sociais, destacando o compromisso com o programa Voa Brasil. Em sua postagem, o presidente ressaltou não apenas a iniciativa para oferecer passagens mais acessíveis, mas também os planos para a construção do túnel entre Santos e Guarujá, além dos esforços para reativar o Porto de Itajaí em Santa Catarina:
Me reuni hoje com o ministro dos Portos e Aeroportos, @Silvio_CFilho e o presidente do Sebrae, @deciolimapt. Conversamos sobre o programa Voa Brasil, para oferecer passagens com preços mais baixos para aposentados e prounistas, os planos para a construção do túnel entre Santos e… pic.twitter.com/yngdJU58Tu
— Lula (@LulaOficial) January 9, 2024
+Não é golpe: R$ 7,5 bilhões disponíveis para saque; Consulte agora seu CPF
Essa é considerada a primeira etapa do programa, e o ministro enfatizou a possibilidade de expansão para outros públicos no futuro, sempre em colaboração com as companhias aéreas. Houve crescimento de mais de 15% no número de passageiros na aviação brasileira, indo de 98 milhões em 2022 para 115 milhões em 2023.
Sílvio Costa Filho destacou que o programa foi desenvolvido através do diálogo com as empresas do setor, garantindo que o governo não interfere na precificação das passagens.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil