Atenção motoristas: nova CNH passa a valer em junho; entenda as mudanças

Documento ganhou novos elementos de segurança para evitar fraudes, permite incluir nome social e trará tabela com novas categorias; confira outras novidades da nova CNH

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 24/01/2022, às 18h56

Divulgação

O modelo atual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem seus dias contados. Isso mesmo! O Brasil adotará uma nova CNH a partir do dia 1º de junho de 2022. A mudança foi estabelecida pela Resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para dificultar a falsificação e fraudes, além de tornar o documento mais moderno.

O novo modelo de CNH será o único disponível a partir dessa data, contudo deve começar a circular gradativamente, conforme novos condutores sejam habilitados, motoristas renovem seus documentos ou, ainda, solicitem a segunda via da carteira física, seja por perda ou extravio, alteração de dados, adição de categoria, inclusão da inscrição Exerce Atividade Remunerada, entre outras situações que demandem a emissão.

Documento essencial para exercer diversas atividades profissionais, a CNH costuma ser cobrada em alguns concursos públicos, mas o concurseiro não precisa se preocupar. Isso porque o modelo anterior continuará válido para todos os efeitos. Não haverá a necessidade dos condutores correrem para trocar a CNH, desde que estejam dentro do prazo de validade.

“A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Novo modelo de CNH

Além de nova identidade visual, com a predominância das cores verde e amarelo, foram inseridos elementos para reforçar a segurança da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com requisitos internacionais. O documento já virá impresso na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso no exterior.

A fotografia e a assinatura continuam presentes no documento, que ganhou hologramas, imagens secretas e novos componentes gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz ultravioleta (UV).

Outra novidade é a presença de uma tabela indicativa do tipo de veículo que o motorista está habilitado a conduzir. Conforme imagem da nova CNH divulgada pelo Contran, também existirão novas categorias. Hoje, a CNH é emitida nas categorias A, B, C, D ou E. Com a alteração, subirá para 14 o número de categorias possíveis. Contudo, o órgão ainda não divulgou regras relativas à habilitação nessas novas categorias.

Confira abaixo a imagem do novo modelo de CNH que passará a valer em 1º de junho de 2022:

O QR-Code continua presente no verso da nova CNH e armazenará todas as informações contidas nos dados variáveis do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor. Um aplicativo específico que valide as informações será desenvolvido, o que deve auxiliar os agentes de trânsito durante a fiscalização.

Com a entrada em vigor das mudanças, o cidadão poderá escolher se quer obter a carteira de motorista apenas na versão digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, só o documento impresso ou ambos.

*com informações do Ministério da Cidadania

++++Confira outras notícias de Sociedade como esta no JC Concursos.

Sociedade Brasil

Leia também

Infecção por Covid-19 no trabalho é acidente de trabalho? Entenda
Como receber o Pis / Pasep 2022 e quem tem direito ao benefício?
Auxílio Brasil e Auxílio Gás são liberados para mais grupo de beneficiários; Confira
Gasolina muito cara? Saiba como economizar usando aplicativos
14º salário do INSS e mais seis benefícios sociais previstos para 2022