Governo federal realiza amanhã, o pagamento da última parcela do Auxílio Brasil para 20,2 milhões de famílias. Benefício foi bloqueado? Veja como liberar
Jean Albuquerque Publicado em 21/08/2022, às 15h30
Nesta segunda-feira (22) a Caixa realiza o último pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 para quem possui Número de Inscrição Social (NIS) final 0. Em agosto, o benefício contemplará 20,2 milhões de brasileiros. No entanto, ao realizar a consulta no aplicativo, muitos se deparam com a notificação de que o benefício foi bloqueado. Aprenda os procedimentos para realizar a liberação.
Neste mês, também é realizado o pagamento do Auxílio Gás no valor de R$ 110, que segue o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 5,6 milhões de famílias. Por conta da aprovação da PEC dos Benefícios em julho, o governo federal aumentou benefícios sociais e criou novos auxílios, como o auxílio para taxistas e auxílio para caminhoneiros, ambos no valor de R$ 1 mil e todos pagos até dezembro de 2022.
++++ Atualização dos dados para receber o Auxílio Brasil de R$ 600. Veja como fazer
A principal mudança consiste na atualização da renda das famílias que recebem o Auxílio Brasil, para os inscritos no programa, o registro no CadÚnico continua sendo obrigatório. A partir das novas regras, o beneficiário precisa se enquadrar em alguns critérios. Confira lista:
Um dos motivos, na maioria dos casos, para o bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado no CadÚnico. Manter a inscrição atualizada evita maiores dores de cabeça. Se este for o seu caso, dirija-se para uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ter mais informações basta clicar aqui.
Os bloqueios são comuns e também podem acontecer normalmente sempre no intervalo das libertações. Diferente do anterior Auxílio Emergencial, pago durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 no país, o Auxílio Brasil disponibiliza apenas os contatos oficiais do Ministério da Cidadania.
Neste caso, se o cidadão tiver o benefício bloqueado, ele deverá fazer uma constatação nos canais de atendimento. De acordo com o Ministério da Cidadania, há três canais disponíveis para atendimento, são eles: a central 121, da pasta, a ligação é gratuita, a central 111, o canal oficial da Caixa Econômica Federal, além dos canais oficiais, como o app Auxílio Brasil que está disponível para download.
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