Benefício do INSS ganhou novo valor com reajuste do salário mínimo em 2023; Saiba os documentos necessário para dar entrada no auxílio-doença
Jean Albuquerque Publicado em 24/01/2023, às 16h36
O auxílio-doença é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinado a segurados que tenham ficado incapacitados para o trabalho por conta de problemas de saúde.
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisa estar mais de 15 dias afastado do trabalho — corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias, apresentando a mesma doença — acompanhado da apresentação do atestado médico.
Neste caso, a empresa garante o pagamento salarial no caso de afastamento por motivo de saúde nos primeiros 15 dias. É a partir do 16º dia longe do trabalho que o benefício passa a ser assegurado pelo INSS.
Para ter acesso ao afastamento pela Previdência Social, que hoje (24) completa cem anos, o trabalhador deve acessar o aplicativo ou site do INSS e apresentar documentação médica.
O benefício mudou de nome com a Emenda Constitucional 103/2019 e passou a se chamar auxílio por incapacidade temporária. Para receber, o segurado precisa cumprir carência de 12 contribuições mensais ao INSS, além de passar por perícia médica no INSS para comprovar incapacidade temporária para exercer o trabalho.
+ Ministro do Trabalho diz aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda será gradual
O benefício é pago a partir do valor do salário mínimo, que em 2023 é de R$ 1.302. Mas quem recebe mais do que o piso mínimo nacional, o auxílio-doença será correspondente a 91% do salário, desde que não possa ultrapassar a média dos últimos dozes salários de contribuição.
O segurado pode realizar o pedido pelo site Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Veja o passao a passo:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil