Revista enfatizou a importância da lei de autonomia sancionada em 2021. Novo indicado pelo presidente Lula precisará ser aprovado pelo Senado para assumir o cargo
Pedro Miranda Publicado em 12/03/2024, às 21h21
O Banco Central do Brasil conquistou o título de melhor banco central do mundo, segundo a revista 'Central Banking', renomada por sua avaliação e monitoramento das instituições financeiras globais.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O reconhecimento destacou a autonomia do BC brasileiro, mesmo diante de pressões externas. A revista enfatizou que o banco cumpriu seu mandato de forma exemplar, ressaltando a importância da legislação que estabeleceu sua autonomia, sancionada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Essa nova regulação permitiu ao Banco Central exercer autoridade autônoma na manutenção da estabilidade do poder de compra da moeda, no fortalecimento do sistema financeiro e na promoção do bem-estar econômico da sociedade.
O prêmio também mencionou as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, como um teste para essa autonomia recentemente adquirida. No entanto, especialistas ressaltam que, apesar desse cenário, o BC tem se esforçado para cumprir suas obrigações de metas de inflação e modernizar o sistema financeiro do país.
Com o fim do mandato de Campos Neto em dezembro deste ano, o novo indicado pelo presidente Lula precisará passar por sabatina e votação no Senado Federal para assumir o cargo, que terá duração de 4 anos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil