O Ministério da Cidadania diz o número de inscritos no CadÚnico foi impulsionado pelo aplicativo, que permite fazer o pré-cadastro e atualização nos dados
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 11/06/2022, às 12h39
O Ministério da Cidadania aponta que 98% dos beneficiários que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) já estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Vale lembrar que este benefício é destinado para idosos e pessoas com deficiência.
O CadÚnico é um cadastro do governo federal que avalia a liberação de programas sociais para famílias de baixa renda.
A pasta justifica que a inclusão no cadastro foi impulsionada por esforços em conjunto do governo federal e das prefeituras para estimular a atualização cadastral dos idosos e das pessoas com deficiência. Além disso, houve a modernização dos processos de cadastramento, que flexibiliza a necessidade de atendimento presencial.
+Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões hoje (11); Veja como aumentar suas chances
O Ministério da Cidadania destaca que também está promovendo a execução em parceria com a Rede Cadastro Único e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.
Além disso, a pasta relata que aumentou a regularização cadastral para que o representante legal insira os dados no CadÚnico, caso o requerente ou o beneficiário do BPC não tenha família de referência nem consiga fazer o cadastro.
Outro fator que ajudou no crescimento de beneficiários no cadastro, foi o lançamento do CadÚnico (disponível para Android e iOS). Com ele, você consegue consultá-lo, além de fazer o pré-cadastro e a atualização cadastral por meio da confirmação dos dados, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas no momento do cadastramento ou da última atualização cadastral.
Com o app, também há a opção de georreferenciado, que permite verificar pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.
+Ricardo Eletro: justiça suspende decreto de falência da empresa; entenda
O usuário também consegue consultar dados relativos ao NIS (Número de Identificação Social), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral. Além disso, o sistema exibe os dados do domicílio, da família e da identificação do responsável pela unidade familiar e dos demais integrantes.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil