Ministério do Desenvolvimento anunciou que a partir da próxima semana estão suspensas as revisão cadastral de inscritos no Bolsa Família do RS
Jean Albuquerque Publicado em 12/05/2024, às 11h00
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou uma iniciativa emergencial para auxiliar as famílias afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
A partir da próxima semana, até dezembro deste ano, serão suspensas as verificações e atualizações cadastrais do programa Bolsa Família 2024 no estado.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O objetivo principal é garantir a continuidade dos pagamentos de benefícios e evitar bloqueios ou cancelamentos que possam prejudicar as famílias durante esse período delicado. Mais de 252 mil famílias estavam em processo de regularização de seus cadastros quando a medida foi tomada.
Além disso, o MDS informou que as famílias que corriam o risco de ter seus pagamentos suspensos por não terem atualizado seus cadastros dentro dos prazos estabelecidos terão seus pagamentos retomados para garantir a continuidade do apoio financeiro.
+ Enchentes no RS causa adiamento de concurso da Caixa Econômica
De acordo com a pasta, aproximadamente 18 mil famílias tiveram seus benefícios desbloqueados e poderão receber os pagamentos a partir do início do calendário do Bolsa Família em maio. Outras 10 mil famílias terão seus pagamentos de maio e junho disponibilizados no próximo mês.
A suspensão das interrupções nos pagamentos abrangerá diversas situações, incluindo famílias com pendências no CPF, aquelas que não atenderam às condicionalidades de saúde e educação do programa, bem como aquelas com dados inconsistentes em seus cadastros ou com benefícios bloqueados por mais de seis meses.
A verificação cadastral envolve a comparação do Cadastro Único com outros registros administrativos, enquanto a atualização cadastral visa identificar famílias com informações desatualizadas.
Inicialmente, para os meses de maio e junho, o MDS garantiu o pagamento unificado no primeiro dia do calendário a todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família no Rio Grande do Sul, permitindo que os beneficiários movimentem os recursos sem seguir o calendário escalonado.
Segundo dados do governo federal, aproximadamente 620 mil famílias no estado recebem, em média, R$ 672,74 em maio, totalizando um investimento de R$ 417 milhões por parte do MDS. A medida poderá ser estendida enquanto perdurar a situação de calamidade no estado.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil