Faltando pouco mais de 90 dias para as eleições 2022, Bolsonaro escolhe militar como vice. O anúncio foi recebido de forma negativa por parte dos aliados do presidente, pois ignorou indicação do centrão
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 27/06/2022, às 21h19
As eleições 2022 serão disputadas no dia 2 de outubro, data do 1º turno. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato melhor colocado nas pesquisas de intenções de votos para ocupar a presidência da República mais uma vez e tem como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Bolsonaro (PSL), por sua vez, não havia definido ainda quem o acompanharia. Porém, revelou ontem (26) o nome de um novo militar para ocupar o cargo de vice-presidente.
O anúncio foi recebido de forma negativa por parte dos aliados do atual presidente, principalmente pelos partidos do centrão. A decisão não foi articulada com a ala política e, diferentemente do esperado, o ex-capitão do Exército não convidou a ex-deputada e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) para integrar sua chapa à reeleição.
Os defensores de Tereza viam nela uma forma de atrair mais votos de mulheres, público com o qual Bolsonaro tem pouca entrada. Contudo, não é possível dizer que a escolha do político tenha surpreendido. Pelo contrário, o nome divulgado durante uma entrevista ao programa 4x4, exibido no Youtube, era previsível.
+Licenciamento de veículo em SP começa em julho; Veja calendário e como licenciar online
"Pretendo anunciar nos próximos dias o general Braga Netto como vice", confirmou o presidente durante a entrevista, conforme publicou o UOL. Em abril, Bolsonaro já havia sinalizado a intenção de ter o militar da reserva como seu vice, em substituição ao Mourão.
Braga Netto se filiou ao PSL neste ano e saiu do Ministério da Defesa dentro do prazo exigido para conseguir disputar as eleições 2022, conforme determina a legislação eleitoral. Porém, diante do desempenho ruim nas últimas pesquisas, que indicaram a necessidade de melhorar a imagem de Bolsonaro junto ao público feminino, o nome de Tereza passou a ser incentivado pelo centrão e cogitado pelo presidente.
+Vence hoje a última parcela do IPVA 2022 em SP; Veja penalidades para quem não pagar
De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (23), o ex-presidente Lula derrotaria Bolsonaro já no 1º turno das eleições 2022. O petista apareceu com 47% das intenções de votos e o chefe do executivo atual com 28%. Na sequência, figuram:
Entre as mulheres, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é ainda maior: 49% contra 21%. Ao retirar da contagem os votos brancos e nulos, levando em conta apenas os votos válidos, o petista fica com 53% e Bolsonaro, 32%. Portanto, nesse cenário, Lula ganharia já no 1º turno.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil