A Caixa Econômica Federal liberou a consulta ao lote extra do abono salarial PIS/Pasep, anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após revisão de dados divergentes
Mylena Lira Publicado em 10/04/2023, às 22h23
A Caixa Econômica Federal liberou a consulta ao lote extra do abono salarial PIS/Pasep, anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após revisão de dados e um novo processamento feito pela Dataprev. Ao todo, agora em abril, mais de 4 milhões de trabalhadores vão embolsar R$ 4 bilhões.
O pagamento será feito no próximo dia 17. O calendário regular prevê o depósito aos nascidos nos meses de maio e junho. Porém, na mesma data, recebem os trabalhadores identificados no lote adicional.
Foram incluídos no lote extra os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril que não receberam o valor correspondente ao abono salarial no primeiro e segundo lotes, pagos em 15 de fevereiro e 15 de março, respectivamente, em razão de alguma divergência identificada nos sistemas pelo MTE.
+Direitos trabalhistas: conheça os deveres e vantagens do trabalhador PJ (Pessoa Jurídica)
Trabalhadores de empresas privadas recebem pela Caixa e os servidores públicos ganham pelo Banco do Brasil. Para saber se vai receber o abono salarial PIS/Pasep em abril basta consultar as informações do pagamento por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, além do Portal Cidadão.
Confira abaixo quem recebe nos próximos lotes:
+Não recebeu o Bolsa Família em março? Saiba o motivo e o que fazer
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios sociais concedidos aos trabalhadores brasileiros que têm vínculo empregatício formal.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é destinado aos servidores públicos. Ambos são programas de contribuição social, cujos recursos são utilizados para financiar o pagamento do abono salarial e do seguro-desemprego.
O abono salarial é um valor pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação. O valor do abono é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base e pode chegar a um salário mínimo. Já o seguro-desemprego é um benefício pago aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa.
Os trabalhadores podem consultar o saldo do PIS/Pasep pelo site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e sacar os valores nas agências bancárias ou em caixas eletrônicos, seguindo o calendário estabelecido pelo governo.
Os trabalhadores que não receberem os valores até o dia 28 de dezembro de 2023 deverão solicitar ao Ministério do Trabalho e Emprego a redisponibilização do benefício no ano seguinte. De acordo com a Resolução n° 838, de 24 de setembro de 2019, fica assegurado ao trabalhador o direito ao recebimento do Abono Salarial pelo prazo de cinco anos.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil