Diagnóstico precoce do câncer de intestino ajuda no tratamento eficiente contra a doença. De acordo com o Inca, quando os sintomas começam geralmente não são específicos
Pedro Miranda Publicado em 12/01/2023, às 19h32
A cantora Preta Gil revelou nas redes sociais que está com câncer de intestino. A descoberta da doença foi feita após a artista sentir um desconforto abdominal. Na publicação feita no Instagram, ela conta que o tratamento será iniciado na semana que vem. “Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, escreveu.
O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon, câncer retal ou colorretal, inclui tumores que surgem em uma parte do intestino grosso chamada cólon, bem como no reto (no final do intestino, pouco antes do ânus).
O diagnóstico pode ser feito por exame clínico, laboratorial, endoscópico ou radiológico, após a observação de sintomas sugestivos de doença, ou pelo exame de pessoas pertencentes a grupos de maior risco de desenvolver a doença.
+++ Ministra da Saúde prepara força tarefa para recuperar cobertura vacinal no Brasil
Os pacientes devem estar alertas quando notarem os primeiros sinais e sintomas comuns da doença. O diagnóstico precoce é um dos fatores que contribuem para o sucesso do tratamento.
Esse tipo de tumor é considerado silencioso, explica o oncologista Nelson Correa, da Oncoclinicas Brasília ao site Metrópoles. Quando os sintomas começam, eles geralmente são inespecíficos:
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) também alerta que, em muitos casos, podem ser causados por outros problemas intestinais que não o câncer, mas é importante que sejam examinados por um médico, principalmente se os sintomas persistirem.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil