Conselho do FGTS aprovou nesta quinta (7) aumento de renda para ingresso no programa Casa Verde e Amarela; medidas ampliam capacidade de financiamento
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 07/07/2022, às 20h43
O conselho curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta quinta-feira (7) o aumento da faixa de renda para o programa Casa Verde e Amarela. Os novos valores têm a expectativa de entrar em vigor a partir de 18 de julho.
As famílias que possuem renda de até R$ 8 mil passarão a ter acesso ao programa habitacional da Caixa. Com as mudanças, cada faixa tem subsídios e programas diferenciados.
De acordo com o Conselho Curador do FGTS, as faixas de renda foram atualizadas para que o programa habitacional pudesse ser destravado, além de fazer com que as condições fiquem melhores para as construtoras que são pressionadas pelos juros altos, aumento dos cursos e inadimplência.
+++ Censo 2022: IBGE inicia convocação de aprovados no processo seletivo de recenseador
Alfredo Santos, ministro nacional da habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, afirmou à Agência Brasil que as medidas aumentaram a capacidade de financiamento das famílias em até 19 mil reais.
Com mais famílias aproveitando a faixa mais baixa do programa, a redução dos juros ficará entre 0,75 e 1,16 pontos percentuais, dependendo da renda do mutuário. Taxas de juros mais baixas beneficiaram 31% da carteira da Casa Verde e Amarela, disse ele.
Também foi aprovado o programa Pró-Cotista de isenção de juros para quem não pode usar a Casa Verde e Amarela pelo Conselho Curador do FGTS. Neste caso, a taxa de juros anual para imóveis de até R$ 350 mil cairá de 8,66% para 7,66%. Os juros das unidades acima desse valor caíram de 8,66% ao ano para 8,16% ao ano.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil