Censo Escolar: 68 milhões de brasileiros não têm acesso a educação básica

Ministro da Educação alerta para o alto índice de evasão escolar no ensino médio. Mas há sinais positivos, como o aumento das matrículas na educação em tempo integral

Pedro Miranda   Publicado em 22/02/2024, às 22h08

Agência Brasil

Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (22), trazem reflexões importantes sobre a situação educacional do país, destacando desafios e avanços significativos.

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Conforme o levantamento, 8,8 milhões de brasileiros entre 18 e 29 anos estão fora da escola e não concluíram o ensino médio, evidenciando uma lacuna preocupante na escolarização básica. No total, são 68.036.330 cidadãos sem acesso à educação básica em todas as faixas etárias.

O ministro da Educação, Camilo Santana, alerta para o elevado índice de evasão escolar no ensino médio, considerado o "campeão" nesse aspecto. Entre 2020 e 2021, 7% dos alunos do 1º ano abandonaram os estudos e 4,1% foram reprovados. A reprovação, segundo especialistas, é um dos fatores que contribuem para o abandono escolar, especialmente após o fim das políticas de aprovação automática adotadas durante a pandemia.

Números do Censo Escolar também indicam uma perspectiva de redução na evasão escolar

No entanto, há sinais positivos, como o aumento das matrículas na educação em tempo integral, uma estratégia que tem mostrado eficácia na redução da evasão escolar. O ensino técnico também registrou um crescimento significativo, com um aumento de 12% nas matrículas em apenas um ano.

O Ministério da Educação e o Inep divulgaram, nesta quinta-feira (22/2), os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023. Nessa fase, a pesquisa estatística apura informações sobre a Matrícula Inicial, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação básica.
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— Ministério da Educação | MEC (@min_educacao) February 22, 2024

O ministro Santana anunciou ainda planos para um programa que integrará a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o ensino técnico, proporcionando uma modalidade escolar profissionalizante para adultos e idosos que desejam retomar os estudos.

Apesar dos desafios, os números do Censo Escolar também indicam uma perspectiva de redução na evasão escolar e um aumento do interesse dos estudantes por modalidades educacionais mais práticas e alinhadas com o mercado de trabalho.

Esses avanços representam um passo importante na construção de uma educação mais inclusiva e qualificada para todos os brasileiros.

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