Rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso nesta quinta-feira (23) pela CET após greve dos servidores do Metrô de São Paulo. Saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 23/03/2023, às 16h18
A Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu nesta quinta-feira (23) o rodízio de Municipal de Veículos durante o dia todo após a greve dos metroviários.
A categoria paralisou as atividades do Metrô de São Paulo às 0h de hoje. Por isso, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata estão paralisadas. Os metroviários cobram pagamento do abono salarial e realização de novo concurso público para contratação de funcionários.
Em nota enviada à imprensa, o governo de SP informou que o Metrô comunicou ao Sindicato dos Metroviários a liberação do funcionamento, "com liberação total das catracas (catraca livre, entrada gratuita), de forma a não prejudicar ainda mais a população que depende do transporte”.
A gestão estadual também ressaltou que a liberação das catracas deve gerar prejuízos financeiros para a estatal. A gestão do Metrô também relata que tentou uma negociação com a categoria, propondo a concessão de benefícios, a exemplo do pagamento de progressões salariais.
Às 10h de hoje, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), determinou por meio de liminar, o funcionamento das linhas em greve do metrô com 80% do serviço nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e com 60% nos demais horários.
Sindicato decidiu continuar com a greve em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira. De acordo com a entidade que representa os servidores, a decisão ocorre eles dizem que foram enganados, já que o governo anunciou que irá aceitar a liberação das catracas, mas a gestão entrou na justiça contra a medida.
+ Greve do Metrô altera rodízio de veículos em São Paulo; Entenda
O término da placa do automóvel é que determina o rodízio de veículos. Os motoristas precisam consultar o número final da placa para saber se é permitido transitar com o veículo no dia. Confira como funciona as restrições:
Aqueles que descumprirem o rodízio de veículos em São Paulo podem receber uma multa de trânsito no valor de R$ 130,16. A infração é considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário do carro pode ganhar quatro pontos da CNH. O documento de habilitação é suspenso ao atingir 20, 30 ou 40 pontos, dependendo do cometimento de infrações gravíssimas nos últimos 12 meses, a concessão para dirigir é suspensa por ao menos seis meses.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil