Trabalhadores podem realizar o saque emergencial do FGTS em casos de demissão, entre outros; Saiba como retirar valores do fundo de maneira online
Jean Albuquerque Publicado em 29/03/2023, às 14h17
Os trabalhadores podem realizar o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em algumas situações. Na grande parte dos casos e os mais comuns são demissões, término de contrato e aposentadoria.
Entretanto, os valores do fundo podem ser sacados em outras situações, a exemplo do saque-aniversário, saque-calamidade em caso de desastres naturais, saque-extraordinário, entre outros.
+ Revisão da Vida Toda: INSS descumpre cronograma estipulado pelo STF
Caso você seja demitido sem justa causa, o empregador, por lei, deve pagar multa de 40% sobre o saldo do funcionário no FGTS. Ao se aposentar, o trabalhar pode realizar o saque total do valor do fundo.
É possível também sacar FGTS para tratar de doenças graves, entre elas estão o câncer, HIV, doença de Parkinson e outras. Outras situações também garantem o acesso ao dinheiro, veja abaixo:
O saque-aniversário do FGTS foi instituído para que o trabalhador possa realizar o saque de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Ele tem a opção de aderir ou não ao saque, aqueles que não optarem pelo recebimento continuarão no modelo padrão, o Saque-Rescisão.
No caso dos profissionais que optaram pelo saque-aniversário, o valor a receber pode variar entre 5% a 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, que é acrescida de uma parcela adicional.
A solicitação para o saque-aniversário só poderá ser realizada até o mês de março, caso o governo confirme o encerramento da modalidade. Quem já fez a opção ainda poderá realizar a retirada dos valores ao longo do ano, sempre no mês de aniversário.
O saque calamidade do FGTS libera R$6,2 mil por pessoa, se possuir saldo nas contas. Atualmente, existem 21 municípios no país em estado de calamidade pública ou de emergência que moradores podem fazer o resgate.
Para realizar o saque, o trabalhador precisa ter saldo não comprometido no fundo, e não ter feito outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Além do município no qual ele vive ter sido acometido por desastres naturais.
Para realizar o saque no fundo, o trabalhador precisará solicitar a liberação do valor junto a Caixa. Essa solicitação, desde 2020, pode ser realizada por meio do aplicativo para celular e dispositivos móveis.
Os recursos do FGTS podem ser transferidos para outras contas bancárias pelo aplicativo FGTS disponível para os sistemas (Android e iOS). Após o procedimento, o valor é depositado em até cinco dias úteis. Para evitar fraudes é necessário utilizar os canais oficiais da Caixa Econômica Federal para obter informações sobre o saque do FGTS.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil