Governo federal lança a partir desta sexta-feira (8) o ComunicaBR, plataforma que disponibiliza dados sobre programas sociais e ações da gestão federal
Jean Albuquerque Publicado em 07/12/2023, às 19h42
O governo federal lança a partir desta sexta-feira (8) o ComunicaBR, uma plataforma de transparência ativa que disponibiliza dados sobre programas e ações de governo.
A ferramenta é acessível ao público e permite a consulta de informações sobre “entregas” nas mais diferentes áreas, como conclusão de obras, número de beneficiários de programas sociais e transferências de recursos.
As informações podem ser consultadas fazendo recortes por estado, por município e por área, como agricultura, cultura, educação, emprego, esporte e saúde. O usuário ainda terá a opção de salvar os dados desejados em um card (cartão) que pode ser usado em redes sociais.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que a plataforma é uma ferramenta de transparência, prestação de serviço e utilidade pública.
“Nós queremos oferecer uma ferramenta que permita que a imprensa e qualquer cidadão tenha todas as informações sobre o governo”, disse. Segundo a Secom, os dados da plataforma são coletados junto aos ministérios responsáveis pela execução dos projetos.
+ Piso salarial para professores de educação infantil: aprovado reajuste de 37,7%
O Brasil possui uma ampla rede de programas sociais, que visam atender às necessidades básicas da população, como alimentação, educação, saúde, moradia e emprego. Esses programas são financiados pelo governo federal, estadual e municipal, sendo executados por diferentes órgãos públicos.
Alguns dos principais programas sociais do Brasil são:
Esses programas têm um papel fundamental na redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Eles permitem que milhões de pessoas tenham acesso a direitos básicos, como alimentação, educação, saúde e moradia.
Além desses programas, o governo federal também oferece uma série de outros benefícios sociais, como aposentadorias, auxílios e subsídios. Esses benefícios são destinados a diferentes grupos da população, como idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores rurais, famílias com filhos, entre outros.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concurso
Sociedade Brasil