Concurso Nacional Unificado: Tudo o que você precisa saber sobre o cadastro reserva

Concurso Nacional Unificado pode aprovar quase 20 mil candidatos, já que os editais estipulam cadastro reserva com o dobro de vagas disponíveis

Jean Albuquerque   Publicado em 08/02/2024, às 09h10

CNU divulgação

O Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o Enem dos Concursos pode aprovar quase 20 mil candidatos, já que os editais desses concursos estipulam a formação de um cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis, abrindo portas para um contingente significativo de aprovados em potencial. 

Para se ter uma ideia, no caso do CNU, que oferece 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos federais, essa dinâmica se torna particularmente relevante. Até um ano, podendo ser estendido por mais um período, o CNU permite que aprovados na lista de espera sejam convocados para ocupar vagas oriundas de desistências ou reprovações em etapas posteriores do processo seletivo. A homologação dos resultados está programada para 30 de julho.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Além disso, os candidatos que compõem o cadastro reserva podem ser chamados em situações como autorização de novas vagas, aposentadorias ou mesmo para ocupar posições temporárias, garantindo assim uma chance adicional de serem integrados ao serviço público. Neste último caso, após a conclusão do serviço temporário, eles retornam à lista de espera para cargos efetivos.

Possibilidade de concorrer a vagas de diferentes órgãos

Uma característica única do CNU é a possibilidade de concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, proporcionando uma experiência ampla e diversificada aos candidatos. 

Ester Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, destaca que o banco de candidatos será composto por aqueles que não foram aprovados em sua primeira opção de cargo, seguindo a ordem de preferência indicada na inscrição.

+ Banco Central mantém cautela com ritmo de corte da Selic e atenção ao mercado de trabalho

O que fazer para integrar o cadastro reserva?

Para integrar o cadastro reserva, é fundamental atingir a pontuação mínima estabelecida para cada cargo, conforme descrito no edital do concurso. As inscrições para o Concurso Nacional Unificado encerram nesta sexta-feira (9), com taxas de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior. A inscrição requer uma conta gov.br, acessível a qualquer pessoa com CPF por meio do aplicativo ou do site gov.br.

As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, com aplicação em dois turnos. Informações adicionais sobre o concurso podem ser encontradas no portal gov.br/concursonacional.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Concurso Nacional Unificado Cadastro Reserva Enem dos Concursos
Sociedade Brasil

Sobre Governo Federal

O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.